786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

21 mortes e 2.535 infeções. Desde 18 março que não morriam tantos doentes Covid no mesmo dia

Este artigo tem mais de 2 anos

Nas últimas 24 horas, registaram-se 21 mortes e 2.535 novos casos de infeção. É o segundo dia consecutivo em que os novos casos superam os 2.500. Nos internamentos chegam a máximos de março.

Covid-19
i

Há 902 pessoas internadas devido à Covid-19 em Portugal, menos 14 em relação à véspera, segundo o boletim desta sexta-feira

Getty Images

Há 902 pessoas internadas devido à Covid-19 em Portugal, menos 14 em relação à véspera, segundo o boletim desta sexta-feira

Getty Images

Há 260 dias, ou seja, há 37 semanas que não morriam tantos doentes Covid em Portugal em apenas 24 horas. Os números divulgados no boletim epidemiológico desta sexta-feira — que dá conta de 21 mortes e 2.535 novos casos de infeção pelo vírus da Covid-19 — batem máximos de 9 meses. Foi a 18 de março que Portugal assistiu a números semelhantes, data em morreram também 21 pessoas.

Quando aos diagnósticos positivos, é o segundo dia consecutivo em que superam os 2.500, depois de a 1 dia de Dezembro terem sido 4.670.

Os números são avançados no boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta sexta-feira. Na véspera, o país registou 13 óbitos e 2.898 novos diagnósticos positivos.

Há 10 dias que os doentes em estado muito grave ou crítico são mais de 100

Nos hospitais de todo o país, há 902 pessoas internadas devido à Covid-19, menos 14 do que em relação à véspera. Destes, 128 estão em estado muito grave ou crítico e, por isso, internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) — uma subida de mais 12 camas ocupadas do que na véspera. Não se registavam números tão altos nos cuidados intensivos desde 8 de setembro (135).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na véspera, havia 424 pacientes internados, 69 deles em cuidados intensivos.

Embora, nos internamentos totais, haja uma ligeira descida de internados em relação à véspera, é o segundo dia consecutivo acima de 900 doentes Covid hospitalizados.

Taxa de Incidência sobe, R(t) desce

A incidência (o número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes) e o indicador de transmissão tiveram comportamentos opostos, segundo os dados do boletim desta sexta-feira. Assim, a incidência subiu de 349,8 casos por 100 mil habitantes a nível nacional para 374 casos, enquanto que a subida no continente foi de 351,4 para 376,5.

Já o índice de transmissibilidade, o R(t), desce e fica nos 1,13 a nível nacional e nos 1,14 no continente. Na véspera, o indicador da transmissão era de 1,15 a nível nacional e de 1,16 no continente.

Só nos Açores não morreu nenhum doente Covid. Na Madeira foram 3

Entre as 21 vítimas mortais, 13 eram homens e 8 mulheres. Entre elas, a maioria (15 no total) tinha
mais de 80 anos. Houve ainda a lamentar 3 mortes, todas mulheres, na faixa etária entre os 70-79 anos e outros 3, todos homens, entre os 60 e os 69 anos.

A nível geográfico, só as novas ilhas dos Açores não registaram qualquer óbito. Na Região Autónoma da Madeira, em contrapartida, foram contadas 3 mortes. 

No Continente, foram as regiões do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo as mais afetadas, tendo registado ambas 5 óbitos. Seguiu-se o Algarve, 4, o Norte onde se contaram 3 e o Alentejo com 1 morte.

Casos ativos estão há 16 dias acima dos 40 mil casos

O número de casos ativos (pessoas que estão com a infeção ativa ao mesmo tempo) tem mostrado uma tendência crescente nas últimas semanas, embora com altos e baixos. Esta sexta-feira, havia 56.638 casos ativos (valor menor do que o da véspera, quando se chegou aos 57.638). No entanto, há 16 dias que este indicador se mantém acima dos 40 mil casos — algo que não acontecia desde setembro. Desde o final do verão, os números têm andado pela casa dos 30 mil.

Portugal acumula 1.157.352 infetados e 18.492 óbitos desde o início da pandemia. Há, segundo a DGS, 72.030 contactos de pessoas infetadas em vigilância.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora