Mais de 80 operacionais de 12 países participam a partir desta sexta-feira na Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em Sintra, num exercício europeu de proteção civil no módulo de incêndio florestal.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) refere em comunicado que o exercício europeu de proteção civil “EU LUSITANIA VREX 2021”, que vai decorrer até segunda-feira no centro de formação de Sintra da ENB, vai mobilizar mais de 80 participantes oriundos de países como a Roménia, Reino Unido, Países Baixos, Polónia, República Checa, Sérvia, Lituânia, Alemanha, Grécia, Espanha, França e Portugal.

Segundo a ANEPC, o exercício, organizado pelo consórcio EURO MODEX, vai desenvolver-se sobretudo em ambiente de realidade virtual e destina-se a módulos de incêndios florestais registados no Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Fazem parte do consórcio EURO MODEX entidades de países como a Roménia, Lituânia, França, República Checa, Alemanha, Letónia, Espanha, Grécia e Polónia.

O consórcio é financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária Europeias (DG ECHO), no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

A Escola Nacional de Bombeiros é a anfitriã do evento, numa organização conjunta com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR