Espanha aguentará a nova “investida do vírus” não sendo necessário aplicar medidas mais restritivas no Natal devido à Covid-19, como acontece em outros países europeus, afirmou a porta-voz do Governo espanhol.

Em entrevista à agência de notícias Efe, Isabel Rodríguez reconheceu que o Executivo está a observar com preocupação o aumento dos contágios e a expansão da nova variante Ómicron. Mas acredita que, se mantiverem as regras que funcionaram até ao momento nas comunidades autónomas, especialmente a vacinação, não será necessário aplicar restrições duras que limitem “direitos e liberdades”.

“Quando limitamos direitos da cidadania há que ser absolutamente escrupulosos”, defendeu a porta-voz do Governo, que aposta em conciliar a proteção da saúde com a atividade económica. Desta forma, a responsável fez um apelo à responsabilidade dos cidadãos para nesta ponte festiva — segunda-feira é feriado em Espanha — e nas próximas férias de Natal em que todos podem ter “tendência para relaxar”.

Se interagirmos da maneira responsável que a sociedade espanhola tem tido até ao momento, com vacinas, com máscara, com lavagem de mãos, distanciamento social, ventilação, acredito que poderemos aguentar esta nova investida do vírus”, disse a também ministra de Política Territorial.

Na sua opinião, o Governo é claro sobre o que tem funcionado até ao momento, algo que as autoridades sanitárias europeias e internacionais reconhecem, pelo que a sua aposta para os próximos dias “continua a mesma”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma estratégia baseada na vacinação em massa — uma dose de reforço para idosos e, em breve, para crianças menores de 12 anos — certamente permitirá manter níveis de contágio bem abaixo dos de outros países vizinhos, defendeu. Se essa contenção do vírus e da responsabilidade cívica for mantida, a porta-voz do Executivo insiste que “não será necessário” aplicar restrições adicionais.

No entanto, e apesar das decisões do Tribunal Constitucional contra os estados de alarme decretados pelo Governo, Rodríguez afirma que existem “instrumentos jurídicos” para fazer face a qualquer eventualidade e que o Supremo Tribunal Federal tem proporcionado cobertura às comunidades para que possam tomar decisões no âmbito das suas atribuições: “Vamos trabalhar naquela estratégia que tem funcionado para nós até agora e não temos nenhuma outra hipótese”, insiste.

A mensagem vai ao encontro da transmitida por Carolina Darias, ministra da Saúde, que recusa a necessidade de tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19 no país e resiste à ideia de criar leis específicas para situações de emergência sanitária. Não há qualquer plano para criar medidas específicas para o Natal de âmbito nacional: todas as responsabilidades estão nas mãos das comunidades, sugeriu, citada pelo El País.

Sabemos quais são as medidas que nos protegem. Um apelo à distância social, ao uso de máscara, especialmente em ambientes internos, ou ao ar livre se não houver distância. Ainda cabe a cada um manter o vírus sob controlo. E, acima de tudo, continuar a participar nas campanhas de vacinação para continuar a proteger-nos contra o vírus. Vacinar, vacinar e vacinar, prevenir, prevenir e prevenir são as medidas que estão ao nosso alcance”, defendeu a governante.