786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Bob Dole, antigo candidato à presidência dos EUA e histórico líder republicano no Senado

Este artigo tem mais de 2 anos

Até 2018 era o político que passara mais anos como líder republicano no Senado. Foi candidato à presidência contra Bill Clinton, candidato a vice-presidente e combateu na II GM. Morreu com 98 anos.

Bob Dole At RNC
i

Nas eleições de 1976 foi o candidato a vice-presidente de Gerald Ford, 20 anos depois concorreu contra Bill Clinton mas perdeu ambas as eleições

Arnie Sachs/CNP/Getty Images

Nas eleições de 1976 foi o candidato a vice-presidente de Gerald Ford, 20 anos depois concorreu contra Bill Clinton mas perdeu ambas as eleições

Arnie Sachs/CNP/Getty Images

Morreu o norte-americano Bob Dole, histórico político republicano que foi senador pelo estado do Kansas durante 27 anos e que foi candidato  por este partido às eleições presidenciais de 1996, vencidas pelo democrata Bill Clinton.

Bob Dole tinha 98 anos e morreu esta manhã (hora norte-americana, esta tarde em Portugal) enquanto dormia, em sua casa. A informação foi confirmada pela Fundação Elizabeth Dole, que tem o nome da sua mulher (atualmente com 85 anos) e que, na nota em que dava conta da morte, considerou que Bob Dole “serviu fielmente os Estados Unidos da América durante 79 anos”.

Bob Dole and Gerald Ford

Dole sentado ao lado de Gerald Ford

Bettmann Archive

Nascido em Russell, no estado do Kansas, em 1923 — ou seja, cinco anos depois do final da I Guerra Mundial e 16 anos antes do início da II Guerra Mundial —, Bob Dole serviu no exército norte-americano e combateu na II Grande Guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 1942, com 19 anos, foi enviado para Itália, onde serviu como segundo tenente, e teve aí um acidente quase fatal: atingido por uma metralhadora alemã, perdeu um rim, ficou com o ombro direito destruído e sofreu graves danos no pescoço e na espinha, tendo ficado temporariamente paralisado do pescoço para baixo.

Embora tenha ficado com lesões para o resto da vida — em especial no braço direito e na mão direita —, Bob Dole conseguiu contrariar todas as previsões feitas por especialistas e sobreviveu, tendo recuperado (como lembra a NBC News) grande parte das capacidades motoras após anos de tratamentos. Foi uma recuperação especialmente impressionante dado que, como nota o jornal norte-americano The New York Times, Dole ficou tão gravemente ferido em campo de batalha que foi deixado para trás e considerado como provavelmente morto.

Depois da vida militar, Bob Dole teve uma longa carreira política. A estação norte-americana CNN, por exemplo, descreve-o como “um gigante do Senado”, qualificativo justificado pelo quarto de século que Dole passou como senador e pelo facto de ter sido até 2018 o líder republicano com maior longevidade no Senado (liderou a bancada durante quase 11 anos). Nessa altura, foi ultrapassado pelo senador e agora recordista Mitch McConnell.

Para além do trabalho no Senado, Bob Dole foi, por exemplo, o candidato nomeado pelo Partido Republicano a vice-presidente dos EUA nas eleições de 1976. Porém, o candidato republicano à presidência Gerald Ford — e Presidente dos EUA, já que se recandidatava então a um novo mandato — acabou por perder a eleição para o democrata Jimmy Carter, que escolhera Walter Mondale para vice-presidente.

Gerald Ford and Bob Dole at GOP Conv

Bob Dole, candidato a vice-presidente, ao lado do então recandidato à presidência dos EUA em 1976, Gerald Ford — a dupla acabou derrotada por Jimmy Carter

Bettmann Archive

Bob Dole tentou ainda uma candidatura própria à presidência dos Estados Unidos da América por três vezes, mas só por uma vez — em 1996, quando tinha já 73 anos — conseguiu a nomeação do partido. Nessa eleição, enfrentou o democrata Bill Clinton, Presidente dos EUA desde 1993 que se recandidatava a um segundo mandato, para o qual seria mesmo eleito.

Depois de perder nas presidenciais norte-americanas para Bill Clinton, depois do que o The New York Times descreve como “uma campanha historicamente desastrosa”, Bob Dole deixou a política ativa e enveredou pelo ramo da publicidade, tendo protagonizado anúncios e campanhas televisivas. Paralelamente dedicou parte do tempo a apoiar veteranos de guerra, promovendo e aparecendo em encontros de antigos combatentes e participando em angariações de fundos.

NA.R Dole &Kemp.081596.MB Bob Dole and Jack Kemp near the end of the RNC in San Diego Thursday night

Bob Dole ao lado de Jack Kemp

Los Angeles Times via Getty Imag

Ao longo das décadas mais recentes Bob Dole vinha tendo vários problemas de saúde, como lembra a CNN: em 1991, altura em que tinha 78 anos, foi submetido a uma cirurgia para debelar um cancro da próstata, dez anos depois (em 2001) foi operado devido a aneurisma da aorta abdominal, em 2005 foi hospitalizado depois de uma queda em casa, em 2009 foi submetido a tratamentos por uma infeção na perna e já em fevereiro deste ano tinha revelado ter iniciado tratamentos para combater um cancro do pulmão. Morreu agora, aos 98 anos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora