Prepare a gabardina, o guarda-chuva e o cachecol — nos próximos dias, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas. A culpa é da depressão Barra, que, apesar de não atingir diretamente Portugal continental, traz associada uma superfície frontal fria, que vai atravessar todo o território a partir desta terça-feira.
Para terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou sete distritos em aviso amarelo: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra pela possibilidade de “períodos de chuva por vezes forte”.
“Prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte no dia 7, sendo de neve, em especial no dia 8, acima de 1100/1200 metros podendo atingir os 800 a 1000 metros nas serras do extremo norte do território continental”, lê-se em comunicado divulgado pelo IPMA.
O vento também vai aumentar a sua intensidade, rodando entre o quadrante sudoeste e oeste em todo o território. Na quarta-feira, poderá “soprar com rajadas fortes”, em especial nas terras altas do Norte e Centro e na faixa costeira a norte do Cabo Raso.
No feriado, prevê-se ainda uma descida das temperaturas, devido “ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores”, que associada à intensificação do vento, “irá provocar um aumento do desconforto térmico”.
Avenida D. Carlos I no Porto interditada a partir de terça-feira devido a agravamento do mar
As temperaturas máximas vão rondar os 15 graus em Lisboa, os 12 graus no Porto na quarta-feira. A Guarda será o distrito mais frio, não indo além dos seis graus.
No que toca à agitação marítima, praticamente todos os distritos costeiros (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal) estão em alerta laranja na quarta-feira, por causa das “ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 12 metros de altura máxima”. Já Beja e Faro estarão sob aviso amarelo.
Nazaré ativa plano de segurança para semana de ondas gigantes na Praia do Norte
A agitação marítima começará já na terça-feira com cinco distritos (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra) em aviso amarelo, prevendo-se “ondas de noroeste com quatro a cinco metros”. A Nazaré já ativou o plano de segurança para garantir a segurança a surfistas e ao público.
Autoridade marítima alerta para agravamento do estado do mar entre terça e sexta-feira
Na região autónoma dos Açores, prevê-se precipitação no grupo central e oriental na terça-feira, enquanto a quarta-feira não choverá no arquipélago.
Já na Madeira, o céu estará muito nublado nos dois dias, prevendo-se precipitação para a ilha do Porto Santo na quarta-feira.