Vestígios de cocaína foram encontrados em vários locais dentro da Câmara dos Comuns, situada no Palácio de Westminster. Havia droga em 11 dos 12 lugares testados, incluindo nas casas de banho junto ao gabinete de Boris Johnson e da ministra do Interior, Priti Patel.

De acordo com o Sunday Times, nestes 11 locais apenas podiam entrar os ministros, os seus assessores ou ainda os funcionários do Parlamento. “A Câmara dos Comuns tem uma história longa de utilizar cães farejadores para detetar explosivos”, disse Charles Walker, deputado conservador, acrescentando que estes poderão agora ser utilizados para detetar drogas.

Fontes citadas pelo mesmo jornal revelaram que há um grupo de deputados que consome cocaína diariamente e reportam que à porta do edifício costuma haver um forte cheiro a canábis. “Os deputados tendem a ser mais cuidados do que os funcionários e vão para o seu escritório [consumir cocaína]” em vez de o fazerem em locais públicos, relata outra fonte.

“Há uma cultura da cocaína no Parlamento”, comentou um ex-deputado ao The Sunday Times, que afirmou que “algumas pessoas o fazem” a tempo todo. “Alguns são nomes conhecidos, outros são jovens parlamentares ambiciosos, mas todos correm o risco de perder as suas carreiras”, descreve a mesma fonte, que diz que estes deputados “pensam que são intocáveis” e que são “protegidos pelos seus amigos”. “É chocante, mas também triste. Muitos deles precisam de ajuda.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após estas revelações, uma porta-voz da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, sinalizou que estes relatos são “profundamente preocupantes”, destacando que os tratará como uma “prioridade”, prometendo abrir um inquérito para o efeito: “Espero ver a aplicação total da lei”. 

A polémica surge num momento em que o governo britânico decidiu lançar uma campanha antidrogas. “O governo está absolutamente determinado para lutar contra as drogas […] que são más, más para a sociedade, má para as oportunidades, má para as crianças que crescem neste pais”, disse Boris Johnson numa entrevista televisiva.

No Reino Unido, o consumo e a posse de drogas duras, como a cocaína, pode dar uma pena de prisão até sete anos. Já quem as trafica pode enfrentar uma pena de prisão perpétua.

Em 2008, Boris Johnson admitiu que consumiu cocaína quando andava na universidade, salientando também que não queria que os filhos consumissem drogas.