O secretário-geral do PS, António Costa, vai encerrar no domingo, no Porto, um “fórum nacional” do seu partido, sessão que terá como principal objetivo preparar o programa que os socialistas vão apresentar nas próximas eleições legislativas.

Em declarações à agência Lusa, Porfírio Silva, membro do Secretariado Nacional e diretor do Gabinete de Estudos do PS — o organismo que coordenará a elaboração do programa eleitoral dos socialistas —, apontou que esta semana, “por todo o país, estão já a decorrer 60 fóruns locais”.

Estes fóruns têm quatro temas comuns em todo o país: Boa governação; Estado social e combate às desigualdades; Economia e ambiente; Território e inovação e modernização. Temos muitos socialistas e não socialistas a debaterem estes quatro temas”, referiu.

De acordo com Porfírio Silva, em termos internos, a menos de dois meses das legislativas, “o PS está a desenvolver um movimento de construção participada do seu programa eleitoral”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em paralelo com estes fóruns locais, o dirigente socialista aponta que está também a decorrer desde o final da semana passada uma consulta online, com um formulário, contendo estes quatro temas.

“Uma consulta em que qualquer pessoa se pode dirigir e apresentar as suas sugestões ou propostas que gostaria de ver integradas no futuro programa eleitoral do PS”, disse.

Nesta fase, segundo o membro do Secretariado Nacional do PS, será então realizado um fórum nacional, no domingo, no Porto, pelas 12h00, no edifício da Alfândega.

“Neste fórum nacional, vamos ter três debates temáticos diferentes, através de três questões que são colocadas: Como acelerar o crescimento económico e melhorar o rendimento dos portugueses? Como diminuir as desigualdades e reforçar as respostas dos serviços públicos? Como fortalecer e continuar a modernizar o Serviço Nacional de Saúde?”, especificou.

Ainda em relação ao processo de preparação do programa eleitoral do PS, o deputado e diretor do Gabinete de Estudos desta força política destacou o tema da juventude.

“No dia 18 de dezembro, vamos ter um fórum com jovens, durante o qual trataremos, principalmente, de ouvir as suas propostas para a valorização das suas qualificações e rendimentos. Queremos que os jovens se sintam valorizados em Portugal, tenham condições para permanecer no país e tenham condições para desenvolver a sua vida e o país”, acrescentou.