Rui Rio escolheu os seus fiéis em cada distrito para encabeçarem as listas de deputados à Assembleia da República, confirmando vários nomes que o Observador tinha antecipado na segunda-feira. O vice-presidente da bancada do PSD e um dos mais relevantes apoiantes de Rio em Lisboa, Ricardo Baptista Leite, será o cabeça de lista do PSD no distrito. A estrutura, liderada por Ângelo Pereira (que apoiou Rangel), nem sequer indicou o nome do deputado, mas Rio puxou dos galões de líder e escolheu um dos rostos do PSD durante a pandemia para liderar o distrito.

No Porto, Rui Rio voltou a repetir o modelo de 2019. Em vez de ser ele próprio o candidato pelo Porto — como chegou a ser ponderado desta vez — o líder do PSD optou por escolher uma jovem deputada: a ex-secretária-geral da JSD, Sofia Matos. Deputada desde 2019, Sofia Matos foi a escolha de Salvador Malheiro e Rui Rio para a liderança da JSD, mas acabou por perder para Alexandre Poço. Quando os apoios começaram a fugir para o lado de Rangel, Sofia Matos, bem como André Coelho Lima, Carlos Eduardo Reis ou Hugo Carvalho foram um grupo de deputados rioistas indefetíveis que nunca deixaram o líder para trás. Agora, essa lealdade é recompensada.

Já em 2019, Rui Rio tinha escolhido outro jovem seu apoiante, Hugo Carvalho, como cabeça de lista no Porto. Agora, Hugo Carvalho vai ser o cabeça de lista mas no distrito onde é militante (em Viseu). Neste distrito, Joaquim Miranda Sarmento, presidente do CEN, também chegou a ser hipótese, mas Rio continua a querer dar um sinal de apostar na juventude. Nuno Carvalho volta a ser cabeça de lista em Setúbal, na continuidade da aposta na juventude (e renovação) de Rui Rio.

Em Braga, o vice-presidente do PSD e uma das figuras em ascensão no rioismo, André Coelho Lima volta, sem surpresas, a ser o cabeça de lista no distriot. “Coelho Lima, não é?”, chegou a dizer António Costa para desvalorizar o deputado social-democrata durante um debate na Assembleia da República. Apesar de desconhecido do primeiro-ministro, a tendência é para ganhar protagonismo dentro do partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da Mesa do Congresso, Paulo Mota Pinto, é, como o Observador também já tinha apontado na segunda-feira, o cabeça de lista em Leiria. Adão Silva, líder parlamentar, será novamente cabeça de lista em Bragança. Mónica Quintela, vice-presidente da bancada do PSD, será a cabeça de lista em Coimbra.

Sete dos cabeças de lista são membros da direção da bancada, da direção ou de outros órgãos nacionais. Outro desses exemplos é a cabeça de lista por Santarém, Isaura Morais, que é também vice-presidente do PSD. Em Aveiro, a escolha recai sobre António Topa Gomes, sobrinho do falecido António Topa.

Veja aqui a lista completa dos cabeças de lista do PSD:

Viana do Castelo: Jorge Mendes (economista; ex-presidente da Câmara Municipal de Valença; deputado desde 2019)

Braga: André Coelho Lima (advogado; deputado desde 2019; vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD)

Vila Real: Artur Soveral de Andrade (advogado; deputado desde 2019

Bragança: Adão Silva (secretário de Estado no XV Governo Constitucional; deputado e líder Parlamentar do PSD)

Porto: Sofia Matos (advogada; ex-secretária geral da JSD; deputada desde 2019)

Aveiro: António Topa Gomes (engenheiro civil; professor universitário associado com agregação na FEUP)

Guarda: Gustavo Duarte (engenheiro civil, empresário; ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, deputado à AR entre 2002-2003)

Castelo Branco: Cláudia André (professora; ex-vereadora da Câmara da Sertã; deputada desde 2019

Viseu: Hugo Carvalho (engenheiro; ex-presidente do CNJ; membro da Assembleia Municipal de Viseu; deputado desde 2019)

Coimbra: Mónica Quintela (advogada; deputada desde 2019)

Leiria: Paulo Mota Pinto (jurista, ex-Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, Professor Universitário, ex-deputado; ex-Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus da Assembleia da República; presidente da Assembleia Municipal de Pombal; presidente do Congresso Nacional do PSD)

Santarém: Isaura Morais; (licenciada em Gestão de Recursos Humanos; ex-presidente da Câmara de Rio Maior e deputada desde 2019; presidente da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local; vice-presidente do PSD)

Lisboa: Ricardo Baptista Leite (médico; ex-vereador da Câmara de Cascais; vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD)

Setúbal: Nuno Carvalho; (gestor e empresário; licenciado em Direito; deputado desde 2019; foi vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Setúbal

Portalegre: João Pedro Luís (estudante; membro da Assembleia Municipal de Portalegre; presidente da JSD de Portalegre)

Évora: Sónia Ramos (jurista; vereadora na Câmara Municipal de Estremoz; presidente da CPD de Évora)

Beja: Henrique Silvestre (engenheiro agrónomo; empresário agrícola)

Faro: Luís Gomes (professor universitário; ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Madeira: Sérgio Marques (advogado; ex-membro do Governo Regional da Madeira; ex-deputado ao Parlamento Europeu; deputado desde 2019)

Açores: Paulo Moniz (engenheiro eletrotécnico; ex-presidente da Ordem dos Engenheiros dos Açores; deputado desde 2019)

Europa: Maria Ester Vargas (licenciada em Germânicas; ex-deputada à Assembleia da República; ex-conselheira da Embaixada de Portugal em Berna)

Fora da Europa: Maló de Abreu (médico; primeiro presidente da AAC pela JSD em 1979; deputado desde 2019)