O tempo para o dia seguinte, o campeonato da Europa de futebol 2020 e o campeão nacional de futebol, Sporting CP, foram os temas gerais mais pesquisados pelos portugueses durante o ano de 2021, segundo divulgou o Google esta quarta-feira. No que toca a dúvidas sobre como resolver situações, por exemplo, a principal preocupação foi como obter o Certificado Digital Covid. E quanto às figuras nacionais mais pesquisadas, Rogério Samora, o bebé Noah e Tony Carreira assumem o pódio.

Pesquisas no geral

Se as pesquisas do Google forem uma espécie de barómetro para medir as preocupações dos portugueses, pode-se concluir que o futebol é um assunto de grande interesse. Comecemos pelos temas gerais. A pesquisa mais ‘googlada’ foi o “tempo para amanhã”, seguida de “Euro 2020” e “Sporting CP”. Depois há uma pausa no futebol para para os “Censos 2021” e regressa o desporto rei com a pesquisa por “Liga NOS”, em quinto lugar. A segunda parte deste top 10 começa com a cantora brasileira Marília Mendonça, que morreu a 5 de novembro. Segue-se o “Certificado digital” em sétimo lugar e o “S.L.Benfica” em oitavo. “Maria João Abreu”, a atriz que morreu em maio deste ano foi o nono assunto mais procurado e no fim desta tabela está a palavra “Porto”.

Perguntas sobre “Como…?” fazer alguma coisa

Na categoria que tem o nome de “Como…?” estão as dúvidas do dia a dia que preocuparam os portugueses durante o ano 2021. Entre o Covid, o IVAucher e as eleições, há ainda espaço para tendências e algumas surpresas. Quando ainda nos estávamos a habituar a viver entre confinamento e desconfinamento surgiu o documento que em pouco tempo se tornou essencial na vida dos cidadãos da União Europeia: o Certificado Digital. Talvez  por isso a pergunta mais pesquisada nesta categoria tenha sido “Como obter o Certificado Digital COVID?”. Em segundo lugar, os portugueses questionaram o Google sobre “Como saber onde votar?”, e em terceiro “Como ganhar dinheiro no TikTok?”. Em ano de eleições presidenciais e autárquicas a quarta questão volta ao tema do voto com a pergunta “Como votar antecipadamente?” e a quinta questão foi “Como agendar a vacina COVID-19?”. O tema que se segue é o IVAucher, com as perguntas “Como funciona o IVAucher?” e “Como aderir ao AUTOvoucher?”. Contudo, na sequência destas questões os três últimos lugares deste top 10 abordam temas mais surpreendentes. São eles  “Como fazer jejum intermitente?”, “Como tratar frieiras?” e em décimo lugar “Como cozer camarão?”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os nomes nacionais mais pesquisados

Na tabela dos 10 nomes nacionais mais pesquisados pelos portugueses, metade são desportistas, mas também há lugar para as pessoas do mundo do espetáculo e da política. O nome mais pesquisado foi o de Rogério Samora, o ator que a 20 de julho sofreu uma paragem cardiorrespiratória no local das filmagens da novela em que trabalhava. O segundo nome mais procurado no Google foi o do bebé Noah, que esteve desaparecido durante 30 horas na zona de Proença-a-Velha. Em terceiro lugar está Tony Carreira. Veja os 10 nomes mais pesquisado na galeria em baixo.

10 fotos

Os programas, séries e filmes

Quanto ao entretenimento, o Google diz que, no topo desta lista, em 2021, a Netflix lidera, mas há ainda lugar para a Marvel e para os programas da televisão nacional. Big Brother é o nome mais procurado, seguido pelas séries da Netflix, Squid Game e Bridgerton. Veja os 1o nomes na galeria em baixo.

10 fotos

Pesquisas na área do futebol

Já vimos que o futebol é um tema importante para os portugueses, de tal forma que há uma tabela de 10 nomes mais pesquisados só dedicada a futebolistas. No topo surge o jogador da seleção dinamarquesa Eriksen, protagonista do maior susto do Euro 2020. Seguido por Lazaro e João Mário, duas aquisições que o Benfica concretizou este ano. Veja quais os outros nomes que compõem a lista na galeria em baixo.

10 fotos

Nomes internacionais

Há ainda espaço para um outro top 10, o dos nomes internacionais. Aqui a tabela volta a ser liderada pelo jogador de futebol Christian Eriksen. Seguem-se o ator Alec Baldwin e o também futebolista Valentino Lazaro a compor o pódio. O quarto nome mais pesquisado é o da ginasta norte-americana Simone Biles, seguida de outro futebolista repetente, David Luiz. Em sexto lugar está o músico brasileiro MC Kevinho, depois o político norte-americano Bernie Sanders, a cantora brasileira Karol Conká, a modelo Linda Evangelista e a lsiat encerra com a cantora e compositora norte-americana Olivia Rodrigo.