A competição de ondas gigantes na Praia do Norte, na Nazaré, pode arrancar no domingo, anunciou esta quinta-feira a Liga Mundial de Surf (WSL), com as previsões a apontarem para ondas até aos 18 metros.

“A WSL colocou o Nazaré Challenge em stand by [espera] para um potencial arranque no domingo, 12 de dezembro, ou segunda-feira, 13 de dezembro”, adiantou em comunicado a WSL, apontando para um swell (ondulação) grande e ventos favoráveis que dão à organização “grande confiança” para que o desenrolar da competição avance num dos dois dias.

A próxima chamada para a prova está marcada para sábado, 11 de dezembro, às 12h00, e, caso seja dada luz verde ao evento, os competidores têm aproximadamente 34 horas para estarem prontos para competir.

Esperamos ondas entre os 12 e os 18 metros no domingo e na segunda-feira, e estamos a analisar de perto as previsões ao longo dos próximos dias. Se virmos que as mesmas se confirmam, vamos fazer nova chamada no sábado para um potencial ‘alerta verde'”, afirmou a diretora da competição, Jessi Miley-Dyer.

Segundo a responsável da WSL, a organização está a trabalhar com o havaiano Garrett McNamara, antigo recordista da maior onda surfada do mundo, no canhão da Nazaré, sobre a decisão a tomar para avançar com um evento que se vai desenrolar num único dia, organizado em equipas de dois surfistas e condutores de jet ski.

Em competição vão estar nove equipas, uma delas 100% portuguesa, com João de Macedo e António Silva, além de Nic von Rupp, que vai alinhar com o brasileiro Pedro Scooby.

Igualmente inscritos estão os brasileiros Rodrigo Koxa e Maya Gabeira, detentores dos recordes mundiais das maiores ondas surfadas, na Nazaré, fazendo duplas com o francês Eric Rebiere e com o alemão Sebastian Steudtner, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR