Uma vacina experimental contra o vírus da imunodeficiência humana (VIH) baseada na mesma tecnologia de ARN mensageiro (mRNA) — como as vacinas da Pfizer e Moderna —, obteve bons resultados em laboratório com ratos e macacos, segundo dados publicados na revista científica Nature Medicine.

De acordo com os cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla original), que faz parte da agência de investigação médica dos Estados Unidos (NIH), do Departamento de Saúde norte-americano, os resultados mostraram que a vacina era segura e que provocou as desejadas respostas imunitárias celulares e de anticorpos contra um vírus semelhante ao VIH — o SIV existente em primatas não humanos.

Segundo a investigação, os macacos que receberam uma primeira vacina, seguida de inoculações de reforço, tinham um risco 79% menor por exposição a uma infeção pelo vírus da imunodeficiência humana e símia (SHIV), comparando com outros animais não vacinados.

A investigação foi liderada por Paolo Lusso, em colaboração com outros cientistas do NIAID e investigadores de outras instituições. Anthony Fauci, diretor do NIAID e que tem liderado nos Estados Unidos a luta contra a Covid-19, disse, como co-autor do artigo, que apesar de quase quatro décadas de esforços uma vacina para prevenir o VIH/sida ainda não existe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta vacina experimental de mRNA combina várias características que podem superar as deficiências de outras vacinas experimentais contra o VIH e representa assim uma abordagem promissora”, disse Anthony Fauci.

A vacina experimental funciona como as vacinas Covid-19 de mRNA. No entanto, em vez de transportar instruções de mRNA para a proteína do coronavírus a vacina fornece instruções codificadas para fazer duas proteínas do VIH.

Essas instruções são reunidas pelas células do animal inoculado para produzir partículas semelhantes a vírus, que, no entanto, não podem causar infeção ou doença por não possuírem o código genético completo do vírus.

Segundo os cientistas a vacina foi bem tolerada, com efeitos adversos como perda temporária de apetite, e protegeu melhor os animais de contraírem a doença, ao contrário do que aconteceu no estudo com animais não vacinados.

Os cientistas estão agora a aperfeiçoar o protocolo de vacinas para melhorar a eficácia, admitindo passar depois para uma fase seguinte, de ensaios clínicos, com a vacinação de voluntários adultos saudáveis.

Primeira vez que uma vacina viva contra VIH é testada em humanos