A Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima (APIMIL) e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) deixam o alerta, como conta o Jornal de Notícias: as vespas asiáticas ameaçam de tal forma colmeias em Portugal que, como conta a APIMIL, “perdeu-se a produção este ano”. As perdas provocadas por esta praga situam-se entre 1000 e 1500 toneladas, cerca de 50%.

Há apicultores que, mesmo entre engenhos para tentar colmatar a ameaça desta vespa não conseguem evitar perder entre 20 a 100 colmeias. Em Vila Praia de Âncora, os bombeiros já eliminaram 180 ninhos de vespas asiáticas mas, mesmo assim, a ameaça perdura.

João Casaca, presidente da FNAP, diz ao jornal que “o Ministério da Agricultura precisa de inverter o atual rumo e passar a ouvir os apicultores e os seus representantes, estudando e avaliando as suas propostas”. Já um dos apicultores ouvidos deixa o aviso: “Ainda não aprendemos a viver com esta praga”. “Da parte de quem coordena e quem manda, é preciso outro tipo de visão, porque isto é um problema de todos”, diz a APIMIL.

Já foram destruídos mais de 314 ninhos de vespa asiática em Lisboa. Número de ninhos identificados já supera o de 2020

Esta espécie de vespa predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final do ano seguinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR