O Presidente da República Checa, Milos Zeman, nomeará na sexta-feira o novo Governo de coligação, após retirar o veto ao candidato do Partido Pirata para a pasta dos Negócios Estrangeiros, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro nomeado.

“O Governo da República Checa será nomeado tal como o propus, ou seja, incluindo o candidato a ministro dos Negócios Estrangeiros”, declarou o chefe de governo nomeado, o conservador Petr Fiala, em conferência de imprensa após uma reunião com o Presidente para falar sobre o seu veto.

Zeman tinha questionado a idoneidade para assumir o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros de Jan Lipavsky, conhecido por se opor à influência da China e da Rússia e à transferência da embaixada checa em Israel de Telavive para Jerusalém, questões em que choca com a posição do chefe de Estado.

A negativa presidencial levou os líderes dos cinco partidos da coligação, desde conservadores até liberais, com o progressista Partido Pirata, a contemplar recorrer ao Tribunal Constitucional para dirimir as competências presidenciais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após a nomeação por Zeman, na sexta-feira, às 11h00 locais (10h00 de Lisboa), o novo Governo terá que obter a confiança do parlamento, onde tem o apoio de 108 dos 200 deputados.

Espera-se que a sessão de posse do novo executivo checo decorra a 12 de janeiro, 30 dias após a nomeação.

O novo Governo substituirá a aliança que mantiveram nos últimos quatro anos o Partido Social-Democrata e a formação ANO, do primeiro-ministro populista, Andrej Babis.

Problemas de saúde impedem Presidente checo de exercer funções