Ainda é cedo para dizer que a paz regressou a La Palma, nas Ilhas Canárias, mas pela primeira vez desde que entrou em erupção — há cerca de três meses — o vulcão Cumbre Vieja está calmo, aparentemente sem atividade desde as 21h00 de segunda-feira.

“Isto não significa que a erupção tenha terminado, porque no passado isto foi seguido por um novo surto de atividade”, alertou o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) no Twitter, onde divulgou vídeos captados pela primeira vez no interior da cratera.

Esta quarta-feira, foram avistadas pequenas nuvens de fumo branco, mas nada que preocupasse as autoridades locais, que afirmam que “a atividade vulcânica caiu para praticamente zero”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A atividade sísmica que acompanha o movimento de lava à superfície já cessou noutras ocasiões, mas foi depois seguida por um novo período de atividade.

No entanto, neste caso, trata-se do intervalo sem atividade mais longo desde que a erupção começou, a 19 de setembro.

Esta erupção vulcânica foi até agora a mais longa de que há registo em La Palma, tendo destruído três mil edifícios, enterrado com lava uma grande área de terrenos agrícolas e forçado vários milhares de pessoas a abandonar as suas casas.

Não há, no entanto, qualquer registo de ferimentos ou mortes relacionadas diretamente com a erupção na ilha que tem 80 mil pessoas.