Anna Caruso, uma enfermeira negacionista italiana de 64 anos, morreu este sábado de Covid-19. Em outubro, a profissional de saúde tinha sido suspensa do departamento de cardiologia do hospital de Alessandria, no norte de Itália, por recusar a vacina, publicando vídeos nas redes sociais em que dizia que queria “apanhar o vírus”.

“Eu espero apanhar este vírus porque assim podemos dizer que sim, ‘sou negacionista’, mas passei por tudo aquilo que tinha de passar”, afirmou Anna Caruso, gabando-se também de levar uma vida social ativa.“Encontro-me com pessoas, beijámo-nos, estamos juntos”, descreveu, de acordo com o Corriere della Sera.

Além disso, a enfermeira participou em várias manifestações contra o certificado digital e culpava o governo italiano por “fechar os cidadãos numa bolha”. “Não saímos disto por culpa dos governos. Não sobrou nada de Itália. Espero que essas pessoas sejam decapitadas.” Disse ainda que “preferia morrer de pé” do que a “rastejar” pelas restrições da Covid-19.

A enfermeira apanhou Covid-19 e desenvolveu sintomas severos, o que a obrigou a dar entrada nas enfermarias do hospital Santo Antonio e Biagio, tendo sido depois transferida para as unidades de cuidados intensivos do centro hospitalar de Tortona, onde acabou por não resistir à doença.

Segundo a agência de notícias ANSA, o sindicato NurSind confirmou a morte da profissional de saúde e Lorenzo Lucchini, autarca de Acqui Terme — cidade onde Anna Caruso morava —, lamentou o sucedido e apelou à vacinação. “Precisamos de nos vacinar para superar esta emergência sanitária”, declarou, acrescentando que as “vacinas são o melhor instrumento para combater a Covid-19”.

Em Itália, a vacinação é obrigatória para os profissionais de saúde. Aqueles que recusam o inoculante são suspensos e não recebem salário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR