A Toyota vai voltar a disputar em grande o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), depois de ter conquistado os ceptros este ano para pilotos e construtores. Mas para 2022 é vida nova, ou seja, carros novos, com novos motores híbridos, grandes alterações técnicas e combustíveis neutros em carbono, pelo que importa saber que marca terá o carro mais rápido. No evento em que o Yaris WRC Rally 1 foi apresentado, até o CEO teve direito a mostrar as suas habilidades ao volante de um GR Yaris.

A próxima época do WRC vai estrear os carros denominados Rally 1, que incluem inúmeras alterações, umas para os tornar mais rápidos, outras para lhes reduzir os custos de desenvolvimento e umas quantas para poupar nos gastos com uma época de ralis. O motor 1.6 turbo passa a usufruir de tecnologia híbrida, o que incrementa a potência instantânea, reduzindo ligeiramente o consumo. Mais importante do que isso, o motor deixa de queimar gasolina e passa a consumir uma mistura de gasolina sintética e biocombustível, reduzindo consideravelmente as emissões de CO2.

Para reduzir os custos de desenvolvimento, a transmissão integral é simplificada, deixando de existir aquela espécie de diferencial central activo, para os travões abrirem mão da refrigeração por água e as suspensões adoptarem uma solução mais simples, mais barata e com menos curso. Exuberância só em termos de apêndices aerodinâmicos e entradas de ar, o que não irá impedir o Yaris WRC Rally 1 de apresentar bastantes semelhanças com o Yaris de série.

Depois do Yaris WRC Rally 1 exibir o seu potencial, ainda camuflado, entregue a um dos pilotos da equipa gerida por Jari-Matti Latvala, foi a vez de um outro piloto, menos rápido mas com muito mais poder – ou não fosse o CEO do Grupo, Akio Toyoda – tomar as rédeas de outro Yaris, a versão desportiva GR que todos os fãs podem adquirir. Com 261 cv, tracção às quatro rodas e uns pneus de terra, para facilitar as escorregadelas em tornos dos cones, esforçando menos a transmissão e os semi-eixos, o GR Yaris divertiu Toyoda e relembrou que, além de gestor, é igualmente um fã de automóveis, sobretudo os mais desportivos. Veja aqui como tudo aconteceu:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR