O primeiro-ministro, António Costa, elogiou esta quinta-feira a capacidade dos “chefes” portugueses ao conquistarem novas distinções na seleção de 2022 do Guia Michelin ibérico e o “reconhecimento” da cozinha sustentável com as novas estrelas verdes.

Guia Michelin. Há cinco novos restaurantes com estrela em Portugal

Este elogio foi feito por António Costa na sua conta oficial na rede social Twitter, depois de o Guia Michelin Espanha e Portugal 2022 ter atribuído a primeira estrela (“cozinha de grande nível, compensa parar”) a cinco restaurantes portugueses: “Al Sud” (Lagos), “A Ver Tavira” (Tavira), “Cura” (Lisboa), “Esporão” (Reguengos de Monsaraz) e “Vila Foz” (Porto).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num ano tão sofrido pela restauração, é notável a capacidade que os nossos chefes demonstraram para conquistar novas distinções, em muitas regiões de Portugal e também o reconhecimento da cozinha sustentável com as novas estrelas verdes. Muitos parabéns e obrigado pelo que fazem pelo prestígio de Portugal”, escreveu o primeiro-ministro.

Além destas novidades, em 2022, Portugal mantém todas as distinções anteriores e continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima (três estrelas, “uma cozinha única, justifica a viagem”).

O país passa assim a contar com sete restaurantes com duas estrelas (“cozinha excelente, vale a pena o desvio”) e 26 com uma estrela Michelin.

As distinções da edição do próximo ano do guia ibérico foram anunciadas numa gala no auditório do Palau des Arts Reina Sofía, em Valência.

No total, a seleção de 2022 do Guia Michelin ibérico inclui 1.362 restaurantes de Espanha, Portugal e Principado de Andorra, entre os quais 11 têm três estrelas, 40 com duas estrelas e 211 com uma estrela.