O primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, contestou esta quinta-feira a imposição por alguns países, como Portugal, da apresentação de um teste negativo de diagnóstico à Covid-19 para entrar nos respetivos territórios, mesmo a viajantes vacinados da União Europeia (UE).

“A questão é: se temos novas regras nacionais individuais, como é que convencemos as pessoas a vacinarem-se?”, salientou Bettel, acrescentando considerar “uma má ideia” não se fazer distinção entre pessoas vacinadas e não vacinadas.

“Não é a decisão que vou defender na sala”, sublinhou, à entrada para a reunião do Conselho Europeu, que esta quinta-feira decorre em Bruxelas.

Itália juntou-se a Portugal e Irlanda ao obrigar todos os viajantes que entram no seu território a apresentar um teste negativo de diagnóstico à doença Covid-19, ainda que as pessoas possuam um certificado digital Covid da UE (documento digital que prova que uma pessoa tem a vacinação completa, recuperou da doença nos últimos 6 meses ou recebeu um resultado negativo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os chefes de Estado e de Governo da EU celebram esta quinta-feira em Bruxelas a última cimeira do ano, marcada pela situação geopolítica tensa a Leste, e que assinala a estreia do novo chanceler alemão.

A agenda deste Conselho Europeu volta ainda a ser consagrada ao combate à pandemia da Covid-19, tema incontornável há quase dois anos e reavivado com o surgimento da nova variante Ómicron, com os líderes dos 27 a discutirem ainda os preços da Energia, a futura política de segurança e defesa da União e os preparativos da cimeira com a União Africana (UA), prevista para o início de 2022.

Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.