A Câmara do Porto vota na segunda-feira uma proposta da maioria para prolongar até 30 de junho de 2022 o acordo com as centrais de táxis que realizam deslocações para os centros de vacinação contra a Covid-19.

Na proposta, a que a Lusa teve esta quinta-feira acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo da Câmara do Porto na segunda-feira, a maioria municipal liderada pelo independente Rui Moreira propõe o alargamento do acordo de colaboração estabelecido com as centrais de táxis que realizam as deslocações de e para os centros de vacinação da cidade.

O aumento do número de munícipes convocados para o reforço da vacinação, bem como o alargamento da vacinação a novas franjas etárias da população, designadamente crianças, faz antever uma crescente procura do serviço de transporte em táxi”, salienta vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, na proposta.

Destacando que o acesso aos centros de vacinação contra a Covid-19 deve ser “simples e abrangente”, a vereadora afirma que o município procurou assegurar a resposta em transporte público por um valor único para os seus munícipes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Raditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto e a Táxis Invicta Central Rádio Táxi do Porto são as duas centrais da cidade que, desde o dia 9 de março, disponibilizam o transporte para os centros de vacinação por dois euros para os munícipes.

A “elevada procura deste serviço” no seguimento do Plano de Vacinação contra a Covid-19 justificou a celebração de um acordo de cooperação com vigência até 30 de setembro e na atribuição de um apoio de 120 mil euros.

Em 25 de outubro, o executivo municipal aprovou a renovação do acordo de colaboração até 31 de dezembro, bem como a atribuição de um reforço no valor de 100 mil euros.

Cristina Pimentel salienta ainda que até 30 de novembro foram realizadas 34.940 deslocações de táxis para os centros de vacinação, o correspondente a um montante de 186.914 euros concedido pela autarquia às centrais de táxis.

“Afigura-se adequada a continuação do programa pelo período de mais de seis meses para além do período de vigência do acordo estipulado dia 31 de dezembro de 2021”, acrescenta a vereadora.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.328.762 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.717 pessoas e foram contabilizados 1.211.130 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.