O PCP considerou esta segunda-feira que a vitória de Gabriel Boric nas eleições presidenciais no Chile, no domingo, é uma expressão da “determinação do povo chileno em enterrar definitivamente a herança da tenebrosa ditadura fascista” de Augusto Pinochet.

Em comunicado, os comunistas referiram que a vitória de Boric é “uma clamorosa derrota de um defensor do pinochetismo” e que é “inseparável das grandes lutas populares dos últimos anos”.

A vitória de Gabriel Boric é uma expressão mais da determinação do povo chileno em enterrar definitivamente a herança da tenebrosa ditadura fascista de Pinochet e de finalmente dotar o Chile de uma Constituição democrática, à altura das aspirações dos trabalhadores”, acrescentou o partido.

O jovem deputado de esquerda Gabriel Boric, apoiado pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista do Chile, venceu a segunda volta das eleições presidenciais no Chile ao obter mais de 55,18% dos votos, com 68,7% das mesas escrutinadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Candidato de esquerda vence eleições presidenciais no Chile

Durante a primeira reação, Boric assegurou que vai ser o Presidente de “todos os chilenos”, no decurso de um contacto telefónico transmitido pela televisão com o chefe de estado cessante, o conservador Sebastián Piñera.

“Serei o Presidente do Chile de todos os chilenos e chilenas, não governarei apenas entre quatro paredes“, manifestou durante o diálogo, uma tradição que sempre se verifica nas eleições chilenas.

O seu opositor, o advogado de extrema-direita José Antonio Kast, com 44,92% dos votos, também já reconheceu a vitória do ex-líder estudantil.