O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou esta terça-feira Magda Robalo do cargo de Alta-Comissária para a Covid-19.

“É a senhora Magda Robalo Correia e Silva exonerada da função de Alta-Comissária para a Luta contra a Covid-19, para a qual havia sido nomeada por decreto presidencial”, refere a Presidência guineense, em nota à imprensa, sem avançar o motivo da exoneração. Magda Robalo foi nomeada para o cargo a 5 de junho de 2020.

Antiga ministra da Saúde do Governo liderado por Aristides Gomes, Magda Robalo já tinha assumido funções de representante da Organização Mundial da Saúde na Namíbia e no Gana.

Em maio 2020, a médica guineense foi nomeada para presidir ao Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta Contra a Sida, Tuberculose e Malária.

No início deste mês, Magda Robalo apresentou o Instituto para a Saúde Global e Desenvolvimento (IGDH, sigla em inglês), uma fundação de direito privado, onde ocupa funções de diretora-executiva.

Segundo os dados do Alto-Comissariado para a Covid-19, desde o início da pandemia a Guiné-Bissau registou um total acumulado de 6.456 casos e 149 vítimas mortais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR