Elon Musk, fundador da Tesla e atual homem mais rico do mundo, anunciou esta segunda-feira que, no presente ano, vai pagar mais de 11 mil milhões de dólares (cerca de 9,7 mil milhões de euros) em impostos.

O também fundador SpaceX quebrará assim o recorde para a quantidade de impostos mais elevada que algum norte-americano alguma vez pagou.

“Para todos os interessados, vou pagar mais de 11 mil milhões de dólares em impostos este ano”, partilhou Musk, na rede social Twitter.

O index de bilionários da Bloomberg, como cita a BBC, avalia a fortuna de Musk em 215 mil milhões de euros. Para colocar este valor em perspetiva, segundo dados do Banco Mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) português encontra-se nos 205 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porém, o magnata não recebe o seu dinheiro através de um salário: Musk tem sido pago através de Planos de Opção de Compra de Ações (stock options) — planos que dão a opção, mas não a obrigação, de compra ou vende de ações, com preço e data acordados previamente.

Alguns senadores, como Elisabeth Warren, estão a tentar alterar a legislação tributária do país, para que os norte-americanos mais ricos não sejam apenas taxados nos seus salários, mas também nos ativos que detêm. Deste modo, evitar-se-ia a frequente fuga ao fisco levada a cabo por indivíduos como Jeff Bezos, que utilizam ações e outros investimentos para arrecadar a sua riqueza — longe da mão do estado — ao invés de receberem diretamente através de salários.

Robert Willens, professor da Universidade de Columbia e especialista em impostos, destaca que em 2020, Musk arrecadou “valores incompreensíveis de receita taxável”. Os valores atuais das ações da Tesla são consideravelmente superiores do que eram quando o sul-africano foi granjeado com as stock options. Como aponta Willens, citado pela BBC, isto permite um lucro elevado a Musk se decidir exercer os seus planos de opção de compra de ações.

Uma porção notável dos seus impostos será direcionada para as autoridades tributárias federais, mas o estado da Califórnia — onde Elon Musk morava e a Tesla estava sediada até recentemente — também reclamará uma porção.