Filmes dos realizadores Asghar Farhadi, do Irão, Paolo Sorrentino, de Itália, e Fernando León de Aranoa, de Espanha, estão entre os 15 candidatos a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, esta terça-feira anunciados pela Academia de Hollywood.

O japonês Ryusuke Hamaguchi e o norueguês Joachim Trier são outros cineastas que se destacam entre os candidatos à lista de cinco finalistas de Melhor Filme Internacional, que partiu com 93 produções, indicadas por outros tantos países, divulgadas pela Academia no passado dia 6.

Fora da corrida ficaram títulos como “A metamorfose dos pássaros”, da portuguesa Catarina Vasconcelos, “Deserto Particular”, do realizador brasileiro Aly Muritiba, que tem coprodução portuguesa da Fado Filmes, e o francês “Titane”, de Julia Ducournau, que este ano conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

As listas de candidatos a nomeações para a 94.ª edição dos Óscares, que abrangem igualmente as categorias de Melhor Documentário, em curta e longa-metragem, Melhor Curta-Metragem de Animação, Melhor Banda Sonora e Melhor Canção, além de várias categorias técnicas, como Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Guarda Roupa, foram terça-feira anunciadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A longa-metragem documental de animação “Flee”, sobre um refugiado afegão, dirigida pelo dinamarquês Jonas Poher Rasmussen, encontra-se duplamente selecionada, integrada na lista de candidatos às nomeações de Melhor Documentário de Longa-Metragem e de Melhor Filme Internacional.

“Flee” chega a Hollywood com o prémio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Animação de Annecy, em França, e com o prémio de Melhor Documentário do Festival de Sundance.

O realizador iraniano Asghar Farhadi, que já conquistou dois Óscares de Melhor Filme Estrangeiro/Internacional, com “Uma Separação”, em 2012, e “O Vendedor”, em 2017, volta a aproximar-se da derradeira etapa para a possível conquista de uma nova estatueta dourada, com o seu mais recente filme, “A Hero“, que já lhe valeu o Grande Prémio do Festival de Cannes, entre outros galardões.

Mantêm-se igualmente na corrida para nomeados a Melhor Filme Internacional “Drive My Car”, do japonês Ryusuke Hamaguchi, estreado em Portugal em outubro, depois de ter conquistado prémios da crítica e de melhor argumento, em Cannes; a comédia romântica de Joachim Trier “The Worst Person in the World”, da Noruega; e “The Hand of God”, com que Paolo Sorrentino evoca o crescimento em Nápoles, numa ficção que envolve o futebolista Maradona, e que já lhe valeu o Grande Prémio do Júri do Festival de Veneza.

O filme espanhol “El Buen Patrón”, protagonizado por Javier Bardem, dirigido por Fernando León de Araona, também se mantém na corrida.

Melhor documentário

Na área do documentário, a lista de candidatos à nomeação inclui filmes como “Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised)”, de Questlove, sobre o festival de música do Harlem, em 1969, de celebração da música da comunidade negra, exibido em Portugal no âmbito da mais recente edição do festival IndieLisboa, duas produções sobre a temática pandémica (“In the Same Breath”, “The First Wave”), e “The Velvet Underground” de Todd Haynes, sobre a banda nova-iorquina.

“The Rescue”, sobre o salvamento de uma equipa de futebol infantil da Tailândia, que ficou presa numa gruta, “Billie Eilish: The World’s a Little Blurry”, de R.J. Cutler, e “Julia”, de Julie Cohen e Betsy West, estão igualmente entre os candidatos.

Melhor banda sonora inclui Billie Eilish e Hans Zimmer

Alberto Iglesias, que compôs a música que acompanha “Madres Paralelas”, de Pedro Almodovar, é um dos candidatos à nomeação para Melhor Banda Sonora, assim como Jonny Greenwood, duplamente nomeado por “The Power of the Dog” e “Spencer”, e Hans Zimmer, por “Dune” e “No Time To Die”.

Beyoncé, Ariana Grande e Jay-Z nomeados para “Melhor Canção”

As canções originais que se alinham para uma nomeação para o Óscar incluem, entre outras, “Be Alive”, de Beyoncé, “No Time To Die”, de Billie Eilish, “Down to Joy”, de Van Morrison, “Sing 2”, dos U2, “Kid Cudi” e “Guns Go Bang”, de JAY-Z, “Where I Belong”, de Brian Wilson, e “Don’t Look Up”, de Ariana Grande.

As nomeações para todas as categorias serão anunciadas no dia 8 de fevereiro.

A cerimónia que culmina a 94.ª edição dos Óscares da Academia de Hollywood realiza-se a 27 de março, em Los Angeles.

As listas dos candidatos finalistas às nomeações podem ser consultadas nas páginas da Academia, na redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.