O presidente da Iniciativa Liberal (IL) alertou esta quinta-feira que a TAP vai ser “um problema para os contribuintes portugueses durante muito tempo” e defendeu que “quanto mais depressa for reprivatizada melhor”.

A TAP vai ser um problema para os contribuintes portugueses durante muito tempo e, portanto, quanto mais depressa ela for, de facto, reprivatizada, e com parceiros do setor que conheçam o que estão efetivamente a fazer, melhor”, afirmou João Cotrim Figueiredo.

O líder da IL falava aos jornalistas no final de uma visita a uma exploração agrícola no concelho de Odemira, no distrito de Beja, no âmbito da pré-campanha eleitoral do partido para as legislativas de 30 de janeiro de 2022.

João Cotrim Figueiredo frisou que a opção dever ser a de “obviamente privatizar” TAP e lembrou que a “crítica” da IL “começou por ser exatamente” a de que a TAP “nunca devia ter sido renacionalizada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Só por autêntica teimosia” é que “uma das primeiras medidas” tomadas pelo “Governo da geringonça” foi “reverter a privatização da TAP”, criticou.

Segundo João Cotrim Figueiredo, ter mantido a companhia privada “teria evitado que os contribuintes portugueses tivessem sido responsáveis por mais esta debacle e estes prejuízos financeiros que a TAP tem vindo a registar e que, infelizmente, a história assim o indica e as condições da aviação comercial também, vai ter que suportar nos anos que aí vêm”.

João Cotrim Figueiredo saudou “o despertar do CDS-PP para o problema da TAP”, referindo que o partido liderado por Francisco Rodrigues dos Santos “tem estado muito omisso e, agora, de repente, faz voz grossa e diz que quer privatizar, quer evitar um problema para a frente”.

“Nós quisemos evitá-lo desde o princípio, portanto, se há partido que tem posto o tema da TAP e do dinheiro dos contribuintes enterrado na TAP tem sido, de facto, a Iniciativa Liberal“, rematou.

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, uma resolução que renova a declaração da TAP S.A., bem como da Portugália e da Cateringpor, de situação económica difícil, de acordo com um comunicado.

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou que a TAP vai receber já na próxima semana uma injeção de cerca de 530 milhões de euros, depois de Bruxelas ter dado ‘luz verde’ ao plano de reestruturação da transportadora.

A Comissão Europeia informou na terça-feira que aprovou o plano de reestruturação da TAP e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros, impondo que a companhia aérea disponibilize até 18 slots por dia no aeroporto de Lisboa.