(artigo atualizado na segunda-feira às 23h12)
Quase 20 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas devido às inundações em vários municípios do estado da Bahia, no nordeste do Brasil. De acordo com o G1, que cita a dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) local, 16.001 pessoas precisam de ser alojadas pelas entidades competentes, enquanto outras 19.580 tiveram de abandonar as respetivas casas, embora não necessitem de abrigo providenciado pelas prefeituras.
As fortes chuvas que assolaram a região desde o início de novembro já provocaram a morte de 20 pessoas. As duas vítimas mais recentes foram registadas no município de Itabuna e correspondem a um jovem de 21 anos cujo corpo foi encontrado hoje na margem de um rio e uma mulher de 33 cuja casa desabou na madrugada de domingo.
Até esta segunda-feira, segundo o meio já citado, 72 municípios do estado da Bahia estão em situação de emergência — no sábado, 25 de dezembro, 25 cidades faziam parte da lista, mas outras 47 foram adicionadas no domingo. Dos 72 municípios em estado de emergência, 58 deles também se encontram em “situação de crise” devido às dificuldades de abastecimento e acesso.
A cidade mais atingida tem sido a turística Ilhéus, no litoral sul da Bahia, que concentra a maior parte das 430.869 pessoas que de uma forma ou de outra foram atingidas, não só pela destruição de casas e negócios, mas também pelo isolamento, incapazes de se moverem ou receberem alimentos e medicamentos.
De acordo com a Folha de São Paulo, o Governo brasileiro destinou mais de 3 milhões de euros às cidades atingidas pelo temporal que se faz sentir desde quinta-feira, além de ter enviado 90 médicos para as regiões afetadas e mobilizado as Forças Armadas para ajudar nas operações de resgate.
O Governo federal e as autoridades locais tiveram ainda que utilizar, além de helicópteros, embarcações para resgatar pessoas isoladas, entre elas uma mulher de 102 anos, no município de Itabaúna, na Bahia.
No domingo, 37 municípios estavam submersos, disse o governador Rui Costa à G1, depois de sobrevoar as áreas afetadas. Os governos federal e estadual da Bahia lançaram no sábado uma operação para socorrer moradores bloqueados em zonas inundadas. Nesta operação conjunta foram mobilizadas pessoas, helicópteros e equipamentos para socorrer milhares de moradores que estão retidos pelas inundações, com a cooperação de outros estados, como o de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo
Em Salvador, capital do Estado, as chuvas de sexta-feira atingiram cerca de 250 milímetros desde o início do mês, cinco vezes mais que a média de todo o mês de dezembro.