Portugal vai reforçar em 100.000 euros o seu apoio direto ao Orçamento do Estado de Cabo Verde, aumentando para 600.000 euros o apoio total no ano em curso, anunciou esta segunda-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com a nota do Governo, “trata-se de um reforço excecional, em resposta ao apelo endereçado pelo executivo cabo-verdiano e que vai também ao encontro das conclusões do Grupo de Apoio ao Orçamento de Cabo Verde, que Portugal integra enquanto parceiro”.

O Governo explica que Cabo Verde tem sido um dos países mais atingidos pelas consequências socioeconómicas da pandemia de Covid-19, muito em particular no turismo, setor que tem sido o principal catalisador do desenvolvimento económico do país.

“Para lidar com este impacto, as autoridades cabo-verdianas têm vindo a adotar um pacote de medidas económicas, sociais e sanitárias, com o intuito de mitigar os efeitos da pandemia”, reconhece o Governo português.

No entanto, a continuação da situação pandémica no mundo traz desafios orçamentais acrescidos para o executivo cabo-verdiano, em particular para a recuperação económica, a proteção social e o fortalecimento do sistema de saúde, a que importa responder”, conclui o MNE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR