Seis pessoas morreram na província de Shanxi, no centro da China, quando tentavam encontrar ouro numa mina abandonada, noticiou esta terça-feira a cadeia de televisão estatal CCTV.

Depois de várias horas de busca, seis corpos foram encontrados na segunda-feira à tarde a uma profundidade de 2.700 metros na mina abandonada e fechada em 2018. As vítimas acederam ao local através de buracos, indicou.

Residentes locais disseram que a prática de “limpar o ouro”, com o uso de cianeto de sódio e outros químicos para dissolver o ouro em pequenas proporções e separá-lo da rocha, é comum, apesar do risco de envenenamento que implica e tem causado numerosas baixas em áreas mineiras nos últimos anos.

As minas ilegais são frequentemente mal ventiladas, o que multiplica as hipóteses de tais acidentes.

Segundo a CCTV, a área, onde nasce o rio Sushui, é rica em recursos minerais como o cobre, ouro e prata, tornando a mineração ilegal um fenómeno comum apesar dos esforços governamentais para a erradicar.

A província de Shanxi é um dos centros mineiros da China, sendo o maior produtor de carvão (27% do total) do país, de acordo com o Gabinete Nacional de Estatística chinês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR