Já existe um animal que nos pode seguir para todo o lado, transportando um objecto, o que dá sempre jeito. Referimo-nos ao São Bernardo, um cão espectacular, mas cuja capacidade de transporte está limitada ao tradicional barril que se espera que esteja cheio de um néctar que ajude a enfrentar o frio da montanha. Mas para dar uma mão a transportar tudo o resto, a Hyundai concebeu o MobED, de Mobile Eccentric Droid, uma plataforma que age como um São Bernardo dos tempos modernos, com quatro rodas, eléctrico e muito mais versátil.

Imagine uma família que queira adormecer o bebé, passeando-o na sala, enquanto arruma a casa ou faz o jantar. Ou, então, que pretende deslocar-se até ao parque sem ter de empurrar o carrinho nas subidas ou escadas acima. Tarefa difícil a que a Hyundai colocou cobro ao conceber o MobED, que ainda é capaz de ajudar a deslocar cargas sem castigar as costas.

Esta curiosa plataforma é na realidade um drone, uma espécie de robot que ajuda a resolver alguns problemas de mobilidade. Vai ser apresentado ao público no próximo mês de Janeiro, no Consumer Electronics Show (CES), o maior salão mundial de electrónica em Las Vegas.

Além de quatro suspensões independentes, que têm a capacidade de fazer variar a altura ao solo, o que lhe permite subir e descer rampas inclinadas e escadas, o MobED usufrui de quatro rodas direccionais independentes e quatro rodas motrizes, para máxima aderência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hyundai compra a Boston Dynamics, que faz os “cães” robóticos Spot e o robô que faz “Parkour”

Capaz de se deslocar até uma velocidade de 30 km/h, a nova criação da Hyundai Motor Group Robotics Lab pode estar ao serviço de todos, dos mais jovens aos mais idosos, com dificuldades de locomoção. Para o responsável por esta divisão do construtor sul-coreano, Dong Hyun, o potencial do MobED “está ainda por determinar”, uma vez que a utilidade desta solução e os potenciais diferentes tipos de uso desta tecnologia ainda estão a ser avaliados.

Além deste departamento de robótica, a Hyundai é proprietária da Boston Dynamic, empresa que adquiriu em final de 2020 por quase mil milhões de euros. A Boston Dynamics é um dos mais reputados fabricantes de robots e o cão “Spot” é o seu “animal” mais conhecido.