787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Um campeão de inverno que já só pensa em ser campeão no verão: City vence Brentford e acaba 2021 com oito pontos de vantagem na liderança

Este artigo tem mais de 2 anos

Apesar da vitória magra frente ao Brentford (0-1), conquistada com um golo de Foden, o Man. City aproveitou as escorregadelas de Chelsea e Liverpool e já tem 8 pontos de vantagem no topo da Premier.

Brentford v Manchester City - Premier League
i

O único golo do jogo foi apontado por Phil Foden, ainda na primeira parte

Getty Images

O único golo do jogo foi apontado por Phil Foden, ainda na primeira parte

Getty Images

Se é certo que Bernardo Silva tem sido o grande destaque de uma temporada que vai correndo muito bem ao Manchester City, também é certo que o impacto de Rúben Dias e João Cancelo não pode ser colocado numa prateleira secundária. Os três portugueses, todos formados no Benfica, são parte integrante do grupo de indiscutíveis para Pep Guardiola e têm sido fulcrais não só para a consistência defensiva como também para a eficácia ofensiva que vão garantindo aos citizens a liderança isolada da Premier League.

Bernardo, Rúben e João, com 27, 24 e os mesmos 27 anos, formam um trio de colegas que também são amigos e que vão fazendo de Manchester uma espécie de Nova Lisboa — ainda que pintada de cores diferentes. “Em Portugal continuamos a ver tudo a vermelho e branco mas em Inglaterra não, aqui é mais azul… Somos os três vermelhos e brancos em Portugal e azuis e brancos em Inglaterra. Joguei sete anos com o Cancelo na formação do Benfica, dos 12 aos 19. Cheguei a treinar com o Rúben algumas vezes, embora ele seja três anos mais novo, mas lembro-me muito dele naquela altura. É sempre bom estar com eles”, explicou Bernardo em entrevista ao jornal O Jogo, recordando que viveu uma situação parecida quando chegou ao Mónaco, em 2014, ainda por empréstimo do Benfica.

“Vivi uma situação semelhante quando cheguei ao Mónaco. Nessa altura, numa fase inicial, tive a sorte de encontrar o João Moutinho e o Ricardo Carvalho, que me ajudaram muito na adaptação ao clube, até porque era a minha experiência fora de Portugal. Só tinha jogado no Benfica até então e ter apanhado o João e o Ricardo ajudou-me muito. Há dias em que estás mais rabugento e ter pessoas que nos conhecem bem, a ajudar a passar esses momentos mais chatos, ajuda muito. É ótimo ter o Rúben e o Cancelo aqui no City todos os dias”, acrescentou o internacional português, que ao longo da semana aproveitou uma iniciativa do clube inglês para revelar que os desejos que leva para 2022 são a conquista da Premier League e da Liga dos Campeões e o apuramento para o Mundial do Qatar com a Seleção Nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quarta-feira, o Manchester City despedia-se de 2021 com uma visita ao Brentford e depois de três goleadas folgadas consecutivas: um 7-0 ao Leeds, um 0-4 ao Newcastle e um 6-3 ao Newcastle. Frente à equipa de Thomas Frank, que está a meio da tabela, Guardiola lançava Phil Foden, Jack Grealish e Gabriel Jesus no trio ofensivo e colocava Fernandinho e De Bruyne no meio-campo, perto de Bernardo e na ausência do lesionado Rodri. Rúben Dias e João Cancelo eram naturalmente titulares e Nathan Aké aparecia no onze inicial, na esquerda da defesa, já que Kyle Walker tem estado com problemas físicos e falhou treinos ao longo da semana devido à morte de um amigo próximo.

Esta quarta-feira, num jogo que se revelou bem mais complexo do que aquilo que o Manchester City poderia antever, a equipa de Guardiola venceu o Brentford pela margem mínima. O golo decisivo foi marcado por Phil Foden e ainda à passagem do quarto de hora inicial: Bernardo abriu o jogo da esquerda para o meio, De Bruyne temporizou na direita e cruzou direitinho para o primeiro poste, onde o jovem inglês fugiu a toda a gente para desviar para a baliza (16′). Numa partida em que o treinador catalão acabou por não fazer qualquer substituição, Laporte ainda aumentou a vantagem já nos últimos instantes mas o golo foi anulado por fora de jogo do central espanhol.

Com a quinta vitória consecutiva para todas as competições, o Manchester City aproveitou o empate do Chelsea com o Brighton e a derrota do Liverpool com o Leicester e alargou a vantagem na liderança da Premier League, terminando o ano com mais oito pontos do que os blues e mais nove do que os reds.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora