A próxima temporada do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) arranca no final de Janeiro e vai estrear o novo regulamento, dando origem a carros novos, tecnicamente distintos dos anteriores e com mecânicas híbridas. Serão mais potentes, cortesia de um motor eléctrico com 136 cv alimentado por uma bateria, associado ao actual 1.6 turbo, e mais simples ao nível da transmissão e travões, para reduzir os custos. Mas o nível de espectacularidade vai aumentar.

Se o WRC para 2022 já está a fazer crescer água na boca dos amantes dos ralis, há um fã que não se conteve e construiu o seu próprio Toyota GR Yaris Rally 1, registando a proeza em vídeo. É certo que tudo está envolvido numa certa dose de humor, mas à primeira vista não é fácil distinguir este falso Yaris camuflado de um original do Team Toyota Gazoo Racing. Denunciam-no a reduzida largura de vias, mesmo na versão de terra, as jantes de pequeno diâmetro e os pneus de série, em vez de competição.

6 fotos

Assim que começa a andar, este Yaris de corrida feito em casa revela outras falhas no disfarce, a começar por possuir apenas tracção à frente e montar umas suspensões de produção corrente e com amortecedores em estado menos bom. O que se explica, uma vez que o falso GR Yaris de Rally 1 foi, na realidade, construído (exclusivamente ao nível da estética exterior) a partir de um velho Hyundai i20.

As imagens são divertidas e o condutor é um equilibrista, mas este falso Yaris fica a quilómetros de distância do que irá tentar vencer o Rali de Monte Carlo a 20 de Janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR