As atenções nas principais ligas europeias estavam focadas na Premier League, com uma série de surtos em vários clubes que levaram mesmo ao adiamento de encontros na altura do Boxing Day, mas num ápice é em Espanha que se parecem concentrar agora os principais problemas a nível de calendário devido à razia que alguns conjuntos têm sofrido nas duas últimas semanas. O Real Madrid (no futebol e no basquetebol) foi o primeiro exemplo disso mesmo, seguiu-se no início da semana o Barcelona, agora é o Atl. Madrid. Ao todo, de acordo com a contabilidade feita pelo As, são já mais de 100 os casos nos últimos dez dias, sendo que alguns dos 20 clubes do principal escalão não revelam a identidade ou o número de infetados.

As suspeitas de mais casos confirmaram-se: Real Madrid com seis jogadores e um técnico com Covid-19

Os colchoneros detetaram um total de cinco casos positivos (para já, havendo receio que o número possa aumentar nos próximos dias) entre jogadores e o treinador Diego Simeone, um dos quais o internacional português João Félix. Os médios Koke e Herrera e o avançado Griezmann são os outros três infetados. Todos estão nesta altura nas respetivas casas em período de isolamento após a confirmação do PCR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Depois da paragem na Liga, todo o plantel e membros da equipa técnica da nossa primeira equipa fizeram provas PCR, seguindo o protocolo da competição, e Simeone, Koke, Griezmann, Herrera e João Félix deram positivo à Covid-19. Todos se encontram assintomáticos e estão isolados nos seus domicílios, cumprindo estritamente as recomendações das autoridades sanitárias”, anunciou o clube em comunicado.

O 1-0 aos 100 segundos, outro golo anulado, uma bola no poste, zero pontos: João Félix aparece em grande mas Atl. Madrid volta a perder

Também o Barcelona ficou esta quinta-feira a saber que tem mais três casos positivos no plantel, de Dest, Coutinho e Abde. Antes, Lenglet e Dani Alves viram confirmada a infeção por Covid-19 na segunda-feira, Jordi Alba e Alex Baldé na terça-feira e Dembélé, Umtiti e Gavi na quarta-feira. A imprensa espanhola acrescenta ainda que os responsáveis admitem que possam aparecer mais casos nos próximos dias.

Antes, o Real Madrid foi o primeiro crónico candidato ao título a debater-se com o problema, não só no futebol mas também no basquetebol, o que levou mesmo ao adiamento de jogos devido à falta de jogadores disponíveis. Voltando aos comandados de Carlo Ancelotti, Modric e Marcelo foram os dois primeiros casos detetados, seguindo-se Lunin, Alaba, Asensio, Bale, Sergio Arribas e Isco, além do filho de Ancelotti que faz parte da equipa técnica. Já depois do Natal, o plantel teve mais quatro jogadores infetados com Covid-19: o guarda-redes Courtois, os médios Valverde e Camavinga e o avançado Vinícius.