O Banco Santander do Reino Unido pagou, por engano, 130 milhões de libras – cerca de 155 milhões de euros – a 75 mil pessoas no dia de Natal.

O engano surgiu quando, através de cerca de duas mil empresas associadas ao Santander, o banco pagou a dobrar os salários dos trabalhadores destas companhias, assim como aos fornecedores de muitos destes negócios.

O dinheiro enviado a dobrar foi retirado, segundo o The Times, diretamente das reservas do banco, embora não tenha afetado os utilizadores do Santander.

Para agravar ainda mais a situação, muitos dos colaboradores das empresas a quem o dinheiro foi entregue são filiados a outros bancos, pelo que a quantia não pôde ser imediatamente restabelecida.

O Santander pediu a bancos como Barclays, HSBC, NatWest ou Virgin Money que agilizassem o processo de restituição dos 155 milhões de euros. Além disso, o banco espanhol está a falar diretamente com alguns dos clientes para reaver parte do dinheiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora os bancos possam, na teoria, reaver o dinheiro dos seus filiados, a preocupação prende-se agora com a possibilidade de muitas pessoas terem já gastado o rendimento “extra” ou terem sido levadas a pensar que estivessem numa situação financeira melhor do que não verdade estariam.

Nenhum dos nossos clientes ficou sem dinheiro em resultado do acontecimento e estamos a agilizar o processo de recuperação das transações duplicadas”, explicou um porta-voz do Santander.

“Os pagamentos duplicados foram o resultado de um erro de agendamento, que identificámos e corrigimos rapidamente. A quantia e motivo de pagamento variam consoante os clientes, e vão desde salários a pagamento a fornecedores”, esclareceu a mesma fonte.