As buscas pelo pescador que desapareceu na quarta-feira quando pescava ao largo de Sines (Setúbal) foram suspensas às 17h40 desta quinta-feira, sem que o corpo tenha sido encontrado, sendo retomadas durante a manhã de sexta-feira.

De acordo com o comandante da Polícia Marítima de Sines, Rui Filipe, as operações “foram suspensas hoje às 17h40” e deverão ser retomadas esta sexta-feira, cerca das 07:30, com os meios locais e “sem o apoio do meio aéreo”.

“Apesar dos nossos esforços, as buscas não tiveram sucesso e não foi possível ainda localizar o corpo do pescador desaparecido”, explicou o comandante que está a coordenador as operações.

Segundo o responsável, durante o dia “não foram encontrados quaisquer vestígios, como peças de vestuário, no mar ou em terra” que pudessem ajudar nas buscas.

Na sexta-feira, as operações serão retomadas com “recurso aos meios náuticos e à viatura” do Comando Local da Polícia Marítima de Sines.

“Estamos a analisar a possibilidade de alargar o perímetro para norte e manter a área de busca entre Melides (Grândola) e Porto Covo (Sines)”, adiantou Rui Filipe, admitindo a possibilidade de dar por terminada esta “fase de buscas” na tarde de sexta-feira, se o corpo do pescador não for encontrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se durante a manhã e a tarde de sexta-feira não tivermos sucesso daremos como terminada esta fase de buscas”, indicou o comandante da Polícia Marítima e capitão do Porto de Sines.

O alerta para o desaparecimento do homem de 82 anos foi dado por pescadores, às 14h15, de quarta-feira e as buscas foram de imediato encetadas, divulgou a Autoridade Marítima Nacional.

Autoridades procuram pescador de 82 anos que desapareceu ao largo de Sines

O pescador terá desaparecido na quarta-feira, enquanto praticava a atividade de pesca a bordo da embarcação, a cerca de nove quilómetros do cabo de Sines.

De acordo com o comandante da Polícia Marítima, na quarta-feira, “a embarcação foi encontrada sem ninguém a bordo, ainda com o motor a trabalhar”.

O homem, residente em Sines, foi “pescador profissional” e dedicava-se agora “à pesca lúdica”, sendo considerado “experiente” nesta arte, revelou.

Esta quinta-feira, foram empenhadas uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas de Sines e uma embarcação do Comando local da Polícia Marítima de Sines, com o reforço de um helicóptero da Força Aérea.

Retomadas buscas por pescador desaparecido ao largo de Sines

Em terra, foram mobilizadas uma viatura da Polícia Marítima e uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Sines.

A embarcação de pesca “foi recolhida” pela Polícia Marítima de Sines e “encontra-se atracada no cais de pesca” do Porto de Sines.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.