A polícia espanhola deteve este domingo um português, de 45 anos, por alegada burla com criptomoedas. De acordo com o comunicado da Guardia Civil, era um dos “maiores golpistas com falsos investimentos em criptomoedas a nível europeu”.

Foram apreendidos sete carros de alta cilindrada, dispositivos eletrónicos e vários documentos. O total do património confiscado ascende a mais de 2,5 milhões de euros.

Fraude e branqueamento de capitais são os crimes que lhe podem ser imputados, por causa de um esquema Ponzi. Segundo a entidade policial espanhola, ser-lhe-ão imputados sete crimes.

A operação, designada Bitdrop, iniciou-se em agosto, acrescenta a entidade.

O detido terá criado uma plataforma que se propunha investir em criptomoedas, que dava a conhecer em diferentes locais, como rádio, eventos desportivos, para captar a atenção e o investimento de muitas pessoas em Espanha e Portugal.

A plataforma oferecia uma rentabilidade mínima de 2,5% por semana aos investidores dependendo da quantidade que investiam. As vítimas chamavam outros investidores para a plataforma. Com o dinheiro, o detido garantia “um nível de vida elevado, comprando veículos de alta gama e viagens”.

Foram já detetados vários lesados em Espanha, mas o português atuava também no Luxemburgo, Suíça e Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR