O primeiro-ministro marcou para quarta-feira, no Infarmed, em Lisboa, mais uma reunião com peritos sobre a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal, disse, segunda-feira, à agência Lusa fonte oficial do Governo.

Na reunião, que está marcada para as 10h00, apenas estarão presentes nas instalações do Infarmed o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o líder do executivo, António Costa, além da ministra da Saúde, Marta Temido, e dos especialistas.

Os restantes, ou seja, representantes de partidos, membros do Conselho de Estado ou parceiros sociais, vão participar na reunião por videoconferência.

Em termos políticos, os resultados da reunião vão ser analisados no próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, num momento em que tanto a incidência, como a taxa de transmissão (Rt), estão a aumentar em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quarta-feira, de acordo com dados da Direção Geral da Saúde, a incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 subiu para 1.805,2 casos por 100 mil habitantes em Portugal e o índice de transmissão (Rt) também registou um aumento, passando para 1,43.

Ainda segundo os mesmos dados, a taxa de incidência nacional passou de 1.182,7 casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias na sexta-feira, para os atuais 1.805,2.

Considerando apenas Portugal continental, este indicador registou também um crescimento, de 1.188,4 casos por 100 mil habitantes para 1.817,3.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – também registou um novo crescimento, passando de 1,35 a nível nacional e de 1,36 em Portugal continental para 1,43.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.