O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou esta segunda-feira o seu “total apoio” à campanha de reeleição do ultraconservador líder húngaro Vikor Orban, dizendo dele que é “um grande líder, respeitado por todos”.

Trump disse que o primeiro-ministro Viktor Orbán “ama de coração o seu país e procura segurança para o seu povo”, numa declaração em que apela ao voto no líder húngaro nas eleições de abril próximo, que as sondagens antecipam serem muito renhidas.

Citando o “trabalho notável” de Orbán para “proteger a Hungria, conter a imigração ilegal, criar empregos” — temas caros ao ex-Presidente dos Estados Unidos — Donald Trump manifestou o “seu total apoio”, dizendo que “ele é um grande líder, respeitado por todos”.

Quando ainda estava no poder, Donald Trump recebeu Orbán em Washington, apesar do desagrado de vários líderes europeus, que são críticos das posições do primeiro-ministro húngaro sobre diversas matérias, incluindo migrações.

Viktor Orbán lamentou, entretanto, a perda de um “grande apoio internacional”, com a saída de Donald Trump da Casa Branca.

Orban já se tinha demarcado, no passado, das críticas da comunidade internacional ao ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, por parte de apoiantes de Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR