“Eu insultei a China no dia em que nasci só por causa da minha aparência?”, questionou recentemente a modelo chinesa Cai Niang Niang, no Weibo. Ao que se refere? Aos olhos “pequenos” e “demasiado em bico” com que aparece num anúncio de 2019 da marca Three Squirrels e que agora se tornaram virais  no âmbito de uma polémica que tem agitado a internet.

Durante vários dias a modelo foi insultada por cibernautas que consideram a publicidade ofensiva e antipatriota por seguir o estereótipo de rostos asiáticos, noticia o South China Morning Post.

A controvérsia subiu tanto de tom que a empresa removeu os anúncios online e pediu desculpa pelas pessoas “se terem sentido desconfortáveis”, explicando que escolheu a maquilhagem de Niang Niang com base nas suas características faciais. Contudo, a modelo criticou a “obsessão mórbida” da China em “criar grandes problemas a partir de questões normais”.

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Os meus olhos são assim, na verdade são ainda mais pequenos na vida real [do que nos anúncios] … Todos têm o seu próprio charme!”, escreveu ainda Niang Niang. “Não mereço ser chinesa só porque tenho olhos pequenos?” interroga a modelo.

Há quem considere estes anúncios formas de racismo contra o povo chinês, multiplicando-se a remoção dos mesmos exatamente pelas mesmas razões: a representação dos olhos. Ainda na última quinta-feira, foi a Mercedes quem retirou um anúncio e, em novembro, foi a Dior quem teve de pedir desculpas.

Num editorial da China Daily, citado pela BBC, aborda-se “a palavra absoluta” do ocidente, destacando como “por muito tempo, os critérios de beleza e aversões ocidentais dominaram a estética“. Por sua vez, Liu Wen, da Academia Sinica de Taiwan, recordou que o uso de “olhos em bico” foi usado ao longo da história “para discriminar os asiáticos”.

No entanto, alertam os especialistas, a insistência num ideal de beleza específico contrasta com o conceito de diversidade. “Rejeitar ‘olhos em bico’ é um fenómeno muito perigoso, porque é a rejeição do pluralismo estético”, elucidou Luwei Rose Luqiu, da Universidade Batista de Hong Kong, à BBC. “É uma beleza sufocante que não atende a um determinado padrão”, reforçou.

Jaehee Jung, especialista em comportamento do consumidor na Universidade de Delaware, relembrou que na China antiga os olhos em bico eram comuns na arte e na cultura. Ironicamente, a preferência atual por olhos grandes e redondos pode ser reflexo da influência e da exposição à publicidade e entretenimento estrangeiros.

“As mulheres na China contemporânea parecem apoiar muitos dos padrões ocidentais para os ideais de beleza feminina difundidos pelos media”, destacou. É até comum que as jovens chinesas usem maquilhagem para disfarçar o olhar (e as cirurgias estéticas começam a ganhar espaço nesta matéria).