Com o clube parisiense a dar-lhe mais dias de folga do que aos restantes jogadores sul-americanos, volta a dicotomia futebol/vida no tema Neymar. Desta vez, além de uma festa de passagem de ano na sua mansão do Rio de Janeiro que durou três dias, o ex-internacional francês Jerôme Rothen, antigo jogador do PSG atualmente com 43 anos, criticou de forma veemente o craque brasileiro que sofreu uma lesão no tornozelo no final de novembro e que o deixa fora do PSG durante algum tempo.

Em declarações à RMC, e apesar da tal lesão no tornozelo, Rothen falou em sketch” (paródia) para definir a situação de Neymar e do PSG, que na passada segunda-feira derrotou o modesto Vannes por 4-0 para a Taça de França. “Não só ele [Ñeymar] é um sketch, também o clube”, referiu sobre o 10 parisiense, que não regressou a 2 de janeiro como outro colegas, devidamente autorizado pelo clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neymar já custou quase 500 milhões de euros ao PSG, que lhe paga um bónus para ser “amável” com os adeptos

“Como podemos aceitar isto de um jogador que jogou em 50% dos encontros desde o início da época e está, comparado com outros anos, com menor rácio de golos e assistências. Está menos eficiente. Está mais velho, ganha peso e quilos quando para e não tem a melhor conduta na vida. Quando se passa os 30 anos, a recuperação não corre tão bem quanto aos 25″, referiu ainda o antigo jogador que, além de ter representado a França no Euro 2004, fazia parte da equipa do Mónaco derrotada pelo FC Porto na final da Liga dos Campeões, no mesmo ano

Rothen fala ainda em “tretas” e que o diretor desportivo Leonardo também não está isento de culpas”: “É inaceitável por parte do clube e culpo mais uma vez o diretor desportivo porque é ele que gere o caminho da equipa. As mãos dele [Leonardo] não estão atadas. Temos de parar de pensar que o presidente ou o treinador o impedem de fazer isto ou aquilo. Não, é ele que decide tudo e aprovou a estadia de Neymar para tratamento no Brasil até 9 de janeiro. Mas onde é que estamos? Isto é extraordinário”.

Sem quaisquer problemas nas palavras e ainda antes de referir que “Neymar vai levantar pesos para dizer depois que vai voltar em força em fevereiro”, Rothen disse ainda que o brasileiro “está de férias, porque nenhum jogador é tratado no estrangeiro, muito menos no seu país”. “Isto não é normal porque a imagem do PSG sofre pelas tretas que Neymar faz nas redes sociais como o póquer ou festas de ano novo”, acrescentou, apesar de o jogador estar acompanhado de vários elementos do clube.

Neymar diz que joga a sua “última Copa do Mundo” em 2022. “Não sei se vou ter mais condição de cabeça para aguentar mais o futebol”, diz