O português Rui Gonçalves (Sherco) subiu esta quarta-feira uma posição na quarta etapa do rali Dakar de todo-o-terreno, ao terceiro posto, depois de o italiano Danilo Petrucci (KTM) ter sofrido uma penalização de 10 minutos por excesso de velocidade.

Rui Gonçalves, que tinha terminado inicialmente em quarto, após os 465 quilómetros cronometrados desta quarta-feira, entre Al Qaisumah e Riade, termina, assim, no pódio, a 7.59 minutos do vencedor, o espanhol Joan Barreda (Honda).

Rui Gonçalves termina quarta etapa nas motas do rali Dakar à porta do pódio

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O piloto espanhol teve uma jornada de ataque, recuperando quase 10 minutos para o líder, o britânico Sam Sunderland (GasGas), somando o segundo triunfo nesta 44.ª edição, 29.º na carreira, estando a apenas quatro do recorde de 33 detido pelos franceses Cyril Despres e Stéphane Peterhansel.

Barreda também foi penalizado em um minuto por excesso de velocidade, mas, mesmo assim, manteve a vitória, com 3.37 minutos de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla (Honda), que foi segundo.

Sam Sunderland, que foi sexto na tirada, mantém o comando, agora com 3.00 minutos de vantagem sobre o austríaco Mathias Walkner (KTM) e 4.54 sobre o francês Adrien van Beveren (Yamaha), que é terceiro.

Rui Gonçalves, com o resultado desta quarta-feira, subiu ao 38.º lugar, a 2:07.22 horas do líder.