O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, testou positivo ao vírus SARS-CoV-2, mantendo-se a trabalhar em casa, informou, quinta-feira, o seu gabinete.

A nota divulgada refere que o centrista “testou positivo esta manhã” e está a cumprir o isolamento profilático de cinco dias, “encontrando-se a trabalhar a partir da residência pessoal”.

Os próximos plenários do parlamento madeirense estão agendados a partir da próxima terça-feira.

De acordo com os mais recentes dados, divulgados na quarta-feira pela Direção Regional de Saúde (DRS), a Madeira registou 1.210 novos casos de Covid-19 e 6.958 situações ativas, tendo 61 doentes hospitalizados, dois dos quais nos cuidados intensivos.

A Covid-19 provocou 5.456.207 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.054 pessoas e foram contabilizados 1.539.050 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR