O volume de vendas no alojamento no Algarve cresceu 136% em dezembro de 2021 em comparação com o mês homólogo de 2020, registando-se uma taxa de ocupação média global de 24,8%, anunciou, sexta-feira, a maior associação hoteleira algarvia.

De acordo com os dados provisórios revelados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), embora se tenha registado um aumento do volume de vendas no último mês de 2021, houve uma diminuição de 28% face ao mesmo período de 2019.

Contudo, ressalva a AHETA, as vendas efetuadas através de plataformas “online” “não incluem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados”.

Em dezembro de 2021, “18,6% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 34,7% de 2019″.

Segundo os dados avançados pela AHETA no resumo da evolução mensal da atividade do setor, a taxa de ocupação global média por quarto foi de 24,8%, uma subida de 123,4% em comparação com o mesmo mês de 2020, mas 32,6% abaixo do valor registado em 2019.

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Os mercados nacional e externo diminuíram 30,9% e 38,8% respetivamente, face a dezembro de 2019, verificando-se as maiores descidas nas zonas geográficas de Lagos/Sagres e Albufeira, com quebras de cerca de 40%.

A associação dos hoteleiros do distrito de Faro adianta que em dezembro de 2021 e em termos acumulados desde o início ano, registou-se uma descida média de 47,3% na taxa de ocupação média por quarto e uma descida de 37% no volume de vendas, comparativamente com 2019.

A AHETA acrescenta que as médias “não se refletem de igual modo em todos os estabelecimentos, havendo discrepâncias em função das categorias e zonas geográficas”.