O vulcão Wolf, localizado na ilha Isabela do arquipélago de Galápagos (Equador), entrou em erupção pela segunda vez em sete anos, adiantaram, sexta-feira, as autoridades equatorianas, sem especificar se a espécie rara de iguanas-rosa se encontra ameaçada.

O Instituto Geofísico de Quito informou que cerca das 12:20 (05:20, em Lisboa) de hoje “foi detetada uma nova erupção no vulcão” de 1.707 metros de altura, na maior ilha do arquipélago, expelindo uma nuvem de gás e cinzas a quase 3.800 metros de altitude.

Não há população perto do vulcão ou na direção das nuvens de cinza“, acrescentou o instituto.

A última atividade eruptiva do vulcão mais alto do arquipélago de Galápagos, uma reserva mundial da biosfera pelas suas espécies de fauna e flora únicas a 1.000 quilómetros da costa do Equador, ocorreu em 2015, após 33 anos de inatividade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A erupção de há sete anos não afetou a fauna da ilha Isabela onde, em 2009, foi registada uma espécie endémica de iguanas cor-de-rosa (‘Conolophus marthae’).

Uma expedição realizada no ano passado identificou cerca de 211 exemplares dessa espécie, que é considerada muito ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

A jornada científica constatou que as iguanas-rosa vivem numa área de 25 quilómetros quadrados e estimou que “estar limitada apenas a um único lugar torna a espécie mais vulnerável”.

As encostas do vulcão Wolf também abrigam iguanas amarelas (‘Conolophus subcristatus’) nativas e tartarugas gigantes (‘Chelonoidis becki’).

A Ilha Isabela, a maior do arquipélago formado por 19 ilhas e cerca de 40 ilhotas, também é o lar dos vulcões ativos Darwin, Alcedo, Cerro Azul e Sierra Negra.