Pelo menos 19 pessoas, incluindo nove crianças, morreram este domingo num incêndio num apartamento no Bronx, em Nova Iorque, avança a Associated Press, naquele que está a ser apelidado pelas autoridades como um dos piores incêndios dos últimos anos. Pelo menos 32 pessoas foram hospitalizadas.

Cerca de 200 bombeiros combateram as chamas num prédio de 19 andares, na East 181stStreet, conhecido por Twin Park. A ABC adianta, por sua vez, que o incêndio, entretanto já dominado, teve origem no terceiro andar do prédio e foi causado por um aquecedor. Mais de 60 pessoas ficaram feridas, de acordo com o departamento dos bombeiros de Nova Iorque. Pelo menos 13 pessoas estão com ferimentos graves.

Muitos dos feridos estavam nos pisos superiores. Os bombeiros chegaram ao local três minutos após o alerta e depararam-se com as chamas nos corredores. Daniel Nigro, do departamento de bombeiros, descreveu o incêndio como um cenário “sem precedentes“. “Este será um dos piores incêndio que testemunhámos aqui nos tempos modernos”, disse, por sua vez, Eric Adams, o novo presidente da Câmara de Nova Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nigro explicou ainda que alguns dos moradores partiram as janelas dos apartamentos para poderem respirar e colocaram toalhas molhadas por baixo das portas. Alguns “não conseguiram escapar devido ao volume de fumo”. Os bombeiros “encontraram vítimas em todos os pisos e retiraram-nas em paragem cardiorespiratória”.

Já Stefan Ringel, conselheiro do presidente da Câmara, adiantou que as crianças que morreram tinham 16 ou menos anos. Muitos dos residentes são oriundos da Gâmbia e havia uma grande comunidade muçulmana a viver no edifício.

Nas redes sociais começaram já a circular imagens do incêndio, com fumo a ser visível a sair de várias janelas. Os bombeiros receberam o alerta pouco antes das 11 da manhã (cerca das 16 horas em Portugal continental).