Covid-19 e Open da Austrália. Estas duas expressões andam de mãos dadas e não é de agora. Sim, a questão Novak Djokovic é talvez o expoente máximo da polémica, mas até devido à indefinição em torno do sérvio já vinha de 2021. Tal como as regras, a ausência delas ou as contradições que advinham não só de alguns tenistas, como a dada altura dos próprios responsáveis, dirigentes e políticos australianos. A verdade é que (sim, sem a questão Djokovic resolvida) já começou o qualifying do primeiro Major do ano e a polémica já se instalou também no court, por intermédio do tenista da casa Bernard Tomic e referências ao novo coronavírus em pleno campo.

PCR positivo a 16, dois eventos sem máscara a 17, teste negativo a 22: a cronologia dos dias em que Djokovic terá estado infetado

O australiano de 29 anos, que em 2016 chegou a ser n.º 17 do mundo mas agora milita no 257.º posto da hierarquia mundial, perdia por 2-1 no segundo set frente ao russo Roman Safiullin, depois de ter sido despachado no primeiro parcial por 6-1, quando disse à árbitro brasileira Aline Da Rocha Nocinto algo que deixou os presentes estupefactos: “Estou convencido de que em três dias vou testar positivo [à Covid-19]. Se não testar pago-te o jantar, de outra forma pagas tu. Não acredito que ninguém está a ser testado. Estão a deixar os jogadores entrarem em campo com testes rápidos que fazem no quarto. C’mon [sic] não há testagem oficial com testes PCR…”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogador, segundo relatos da imprensa australiana, pareceu algo apático em campo e com visíveis dificuldades físicas, sendo que a certo ponto até mediu a própria pulsação dentro durante a partida. Tomic perdeu o primeiro s frente a Safiullin, de 24 anos, em 23 minutos, aguentando 34 no segundo, que perdeu por 6-4. Ficou, assim, fora do Open da Austrália, logo de forma expressiva e envolta em polémica.

Manifestações, polícia com gás pimenta, a libertação e uma promessa de Djokovic: “Apesar de tudo, estou aqui para ficar e competir no Open”

Segundo espanhol ABC, o jogador falou depois à imprensa, dizendo que se sentia “realmente doente”. “Estou de volta ao hotel. Acabei de falar com os médicos aqui e pediram para me isolar. Ainda não me trataram para evitar o contacto”, referiu o atleta que não jogava uma partida oficial de ténis desde setembro de 2021, a mesma altura do último encontro de ténis de… Nick Kyrgios, o sempre polémico e irreverente tenista também australiano que contraiu Covid-19 e desistiu do Sydney Tennis Classic, um torneio que funciona quase como um aperitivo para o Open da Austrália. Veremos se lá chega e em que forma estará o enfant terrible do ténis mundial.

Tenista australiano Nick Kyrgios renuncia a Sydney após teste positivo