A Hungria vai ter uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 disponível para as pessoas que a queiram tomar, após consulta com um médico, anunciou o chefe de gabinete do primeiro-ministro.

O anúncio foi feito numa altura em que o país se prepara para um aumento substancial do número de casos de Covid-19 nas próximas semanas, devido à rápida propagação da variante Ómicron, diz a Reuters.

“Qualquer pessoa pode tomar uma quarta vacina contra a Covid-19, com base numa consulta com um médico. O decreto [governamental] vai ser publicado esta semana”, disse quinta-feira Gergely Gulyas, em conferência de imprensa.

Esta decisão segue-se à da Dinamarca, que na quarta-feira anunciou que vai vacinar a população mais vulnerável com uma quarta dose.

O governo húngaro decidiu também diminuir o tempo de isolamento de dez para sete dias, indicando que pode terminar ao fim de cinco dias mediante a apresentação de um teste negativo. A redução do tempo de isolamento tem vindo a ser adotada por vários países, incluindo Portugal, mas a Organização Mundial de Saúde continua a recomendar quarentenas de 14 dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

DGS reduz tempo de isolamento de 10 dias para sete. Contactos de risco com terceira dose não tem de ficar em casa

Na Hungria, as restrições em vigor para reduzir o contágio são reduzidas, com as escolas a operar normalmente. O uso de máscara é obrigatório em espaços fechados e nos transportes públicos.

Na quinta-feira o país registou 9.216 novas infeções, um aumento significativo face ao dia anterior, mas as hospitalizações estão a descer. Até agora, cerca de 40.000 pessoas morreram de Covid-19.