O leste da Ucrânia é palco, desde 2014, de um conflito interno liderado por dois movimentos separatistas pró-Rússia, país que tem atualmente perto de 100 mil tropas na fronteira ucraniana.

Esta presença de movimentos separatistas tem sido, segundo a National Geographic, a origem de conflitos em duas regiões administrativas — Donetsk e Luhansk — ambas pertencentes à região de Donbas, rica em minas de carvão.

Tendo já sido ocupada, no século XVII, pelo então império russo, a maioria da população de Donbas tem o russo como língua principal. Na região de Luhansk, segundo a Tradutores Sem Fronteiras, 68% tem o idioma russo como primeira opção, e na região de Donetsk este valor sobe para 74% da população.

Soldado ucraniano morto por separatistas pró-Rússia. Aumentam receios de ver repetida história da Crimeia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde 2014, uma linha da frente foi criada entre Donbas e o resto da Ucrânia, com ambas as forças militares a patrulhar esta fronteira, e diversos pontos de controlo criados ao longo da linha.

O conflito, contudo, levou à fuga de muitas pessoas das suas casas e os animais de companhia abandonados pelos donos, acabaram por ser adotados pelos militares. Os “companheiros de estimação” dos soldados são fonte de motivação e oferecem uma oportunidade aos militares de parar de pensar na guerra, ainda que por breves minutos.

Veja na fotogaleria acima alguns dos animais, outrora abandonados, que foram entretanto adotados pelos militares.