A relação da duquesa de Sussex com os media sempre foi um pouco atribulada, com paragens até pelo tribunal. Mais recentemente, Meghan Markle protestou depois de o jornalista Amol Rajan, da BBC, ter dado a entender que a ex-atriz pediu desculpas ao tribunal por o ter “enganado”.

Meghan ganha processo contra Mail on Sunday, pela segunda vez

O caso diz respeito à vitória legal da duquesa sobre o Mail on Sunday — no início de dezembro, Meghan venceu pela segunda vez o processo que tinha contra a empresa Associated Newspapers devido à publicação de extratos de uma carta que escreveu ao pai. Mas antes, em novembro, a duquesa pedia desculpas perante o tribunal por uma declaração enganosa depois de um ex-assessor revelar que os Sussex cooperaram com os autores do livro “Finding Freedom”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pedido de desculpas foi por não se ter lembrado que deu autorização ao ex-assessor, Jason Knauf, para passar informações aos autores Omid Scobie e Carolyn Durand — até então, Harry e Meghan sempre negaram qualquer envolvimento na biografia que detalha o percurso de ambos. O esquecimento da duquesa foi, à data, visto como um potencial ponto de viragem no processo que se arrastou durante dois anos e que tinha o tema da privacidade como questão central.

“Peço desculpa por não me ter lembrado”. Meghan admite que omitiu em tribunal troca de emails com ex-assessor

A reclamação feita, segundo o The Times, tem em conta o que Amol Rajan disse no podcast “Harry, Meghan e os Media”, referindo que, “inicialmente, Meghan Markle disse que não tinha ajudado Scobie com o livro. Ela pediu desculpas por enganar o tribunal neste ponto”.

Já esta segunda-feira, a BBC emitiu uma clarificação: “A duquesa de Sussex pediu-nos para esclarecer que pediu desculpas ao tribunal por não se lembrar da troca de emails com o ex-assessor de comunicação, Jason Knauf, no seu depoimento, e que ela não tinha intenção de enganar o tribunal”.

Palácio critica BBC: novo documentário mostra “alegações exageradas e infundadas”

Amol Rajan foi também quem apresentou o documentário “The Princes and The Press” (“Os Príncipes e a imprensa” em português), o mesmo que no final de novembro deu origem a um comunicado conjunto, assinado pelo Palácio de Buckingham, pelo Palácio de Kesington e pela Clarence House, onde os três mais importantes núcleos da monarquia acusaram a emissora britânica de dar credibilidade a “alegações exageradas e infundadas”, argumentando ainda que a escolha da BBC em divulgar alegações em torno do Megxit era “dececionante”.