A Jamaica vai marcar presença nos Jogos Olímpicos de Inverno com uma equipa de quatro elementos masculinos na modalidade de bobsled pela primeira vez em 24 anos.

Na segunda-feira, a equipa da Jamaica anunciou a sua qualificação para o evento, assim como noutras duas modalidades de bobsled nos jogos de Pequim. Além da equipa de quatro elementos masculinos, representarão a Jamaica em Pequim a equipa de pares feminina e uma atleta competirá na modalidade singular de bobsled.

Durante a pandemia, os “atletas de inverno” da Jamaica, que residem no Reino Unido, tiveram de improvisar os seus treinos por causa do encerramento de ginásios, em consequência da Covid-19. Um dos elementos da equipa, Shanwayne Stephens, explicou à Reuters que os atletas tiveram de recorrer a alternativas, como empurrar um Mini Cooper para replicar o esforço exigido para empurrar o trenó que serve de meio de locomoção no bobsled.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas pessoas aproximaram-se de nós, por pensarem que tínhamos uma avaria no carro, a oferecer ajuda para colocar o carro em andamento. Quando lhes dizíamos pertencer à equipa jamaicana de bobsled, as pessoas ficavam bastante excitadas”, explicou o atleta e militar da força aérea.

A Jamaica, de acordo com a CBS News, participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno em 1988 na cidade de Calgary, no Canadá. A sua entrada nos jogos de 1988 inspirou o filme de 1993 “Cool Runnings”.

Desde 1998, em Nagano (Japão), que uma equipa masculina de quatro elementos não participava no evento. Já a equipa feminina de dois elementos marcou a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2918, em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Pela primeira vez na história, um esquiador jamaicano, Benjamin Alexander, irá participar no maior torneio de desportos de inverno.