No passado dia 13 de janeiro uma mulher infetada com a Covid-19 deu à luz no Hospital São João, no Porto, ligada ao suporte ECMO. Esta terça-feira, fonte oficial hospitalar revela que “nas próximas horas” a mulher será transferida dos cuidados intensivos para a enfermaria de obstetrícia nas próximas horas, “fruto da evolução clínica muito favorável”.

Já nasceu bebé de grávida com Covid-19 ligada à ECMO no Hospital de São João. Santiago “nasceu bem, a chorar e com bom peso”

Segundo a mesma fonte, o bebé Santiago, que fez esta segunda-feira completou 35 semanas de vida, “encontra-se estável, a evoluir muito favoravelmente, e deverá ter alta hospitalar nos próximos dias”.

Desde o início da pandemia, o Hospital São João já contabilizou três grávidas com Covid-19 em ECMO, sendo que todas foram salvas e apenas um dos bebés não sobreviveu. Este foi o primeiro caso no hospital em que o parto foi feito com a grávida ainda ligada à ECMO. Há ainda a contabilizar desde o início da pandemia cinco grávidas não Covid-19 ligadas também a este dispositivo de circulação extracorporal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR