O Jubileu de Platina da rainha Isabel II começa a celebrar-se em fevereiro e no próximo dia 6 serão entregues as medalhas comemorativas. Os duques de Sussex, Harry e Meghan, e o príncipe André irão receber estas medalhas especiais, segundo noticia o Daily Mail.

Desfiles e pudins, assim será o Jubileu de Platina de Isabel II

Ao jornal uma fonte real disse: “À semelhança de jubileus anteriores, é provável que membros da família real alargada venham a receber a medalha do Jubileu de Platina… estas medalhas são financiadas de forma privada e são comemorativas”. Ou seja, tal como aconteceu em jubileus anteriores (e a rainha já celebrou o Jubileu de Prata, em 1977, o Jubileu de Ouro, em 2002 e o Jubileu de Diamante, em 2012), Isabel II entregará também medalhas aos membros da sua “família alargada”, quer sejam ou não membros ativos no trabalho da casa real. Será aqui que se incluem o príncipe André e os duques de Sussex, Harry e Meghan. Segundo o jornal, caso vão a um evento cujo dress code diga “condecorações”, os duques de Sussex e o duque de York poderão usar as suas medalhas vestidos à civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As medalhas serão entregues a pessoas que estão na linha da frente em serviços de assistência, polícia e bombeiros que tenham cumprido cinco anos de serviço, a funcionários que trabalham em prisões, a membros das Forças Armadas e a pessoas que tenham recebido a “ George Cross” ou a “Victoria Cross” e ainda estão vivas. Assim como a trabalhadores da casa real que tenham um ano de serviço qualificado.

Os príncipes Harry e André já tinham perdido os seus títulos militares e os patrocínios reais e a rainha pediu que não usassem o título Sua Alteza Real. No caso do príncipe André, porque está envolvido num processo judicial a decorrer e no caso do príncipe Harry, porque decidiu deixar a família real e o Reino Unido.

Os alegados abusos e o “dia horrível” para André: 7 perguntas e respostas sobre o caso que pode levar o filho da rainha a julgamento

Nesta segunda-feira, o Telegraph dava a notícia de que os príncipes Harry e André não iriam receber as medalhas do Jubileu de Platina atribuídas a membros das Forças Armadas e serviços de assistência, porque só os membros da família real que tenham títulos militares honorários são elegíveis para receber estas medalhas, mas este já não é o caso do duque de Sussex e do duque de York, uma vez que ambos perderam as suas honras militares. A informação desta quarta-feira significa que, embora não recebam as medalhas comemorativas do Jubileu enquanto militares, receberão como membros da família da rainha.

A notícia pode transmitir uma mensagem de união familiar, numa altura em que ambos os príncipes continuam a ser notícia por diferentes motivos, com a população a manifestar algum desagrado no caso de André: um muro do castelo de Holyroodhouse, na Escócia, foi vandalizado.

Por outro lado, o príncipe Harry entrou com um pedido de revisão judicial de uma decisão do Home Office britânico que o impede de pagar a sua própria segurança quando estiver no Reino Unido, uma vez que desde que saíram da família real, os duques de Sussex perderam a proteção policial financiada pelos contribuintes.

Príncipe Harry protesta contra decisão de governo inglês que o impede de pagar por proteção policial no Reino Unido

Ainda esta terça-feira o Daily Mail noticiava que os responsáveis do palácio de Buckingham estavam a estudar uma forma de retirar aos príncipes Harry e André os seus papéis de Conselheiros de Estado. Uma vez que eles são duas das quatro pessoas que podem substituir a rainha, caso esta não possa cumprir as suas funções por estar doente ou fora do país. Os outros dois são o príncipe Carlos e o príncipe William. Segundo a lei, as quatro pessoas no conselho de Estado são, além do marido da monarca (o príncipe Filipe, que morreu em abril de 2021) as quatro pessoas que se seguem na linha de sucessão e tenham mais de 21 anos de idade. Segundo o jornal, o palácio não confirmou, mas é provável que tal mudança só seja possível depois de passar pelo Parlamento.